Melhor Aliança de Aço de 2022

Descubra como escolher a melhor aliança de aço de 2022 com estas dicas incrível. O ouro, a prata e outros metais nobres são grandes conquistadores do mercado de alianças que são usados a muito tempo para confeccionar peças lindas de diversos tipos. Cada metal tem suas particularidades e cuidados especiais que precisam acontecer para que a aliança mantenha seu brilho durante toda a vida.

Recentemente, porém, as opções são mais vastas e numerosas, incluindo até mesmo metais que não são nobres. É o caso do aço, que tem se tornado uma opção para muitos casais por sua baixa manutenção e pelo brilho duradouro que possui. É pensando nisso que compilamos aqui um guia completo sobre a aliança de aço, confira abaixo!

O que é Aliança de Aço?

A aliança de aço é uma opção que tem ganhado o coração de muitas pessoas, por ser um modelo durável e resistente, que sofre menos com riscos e oxidação e pode durar pela vida toda. O aço não escurece com o tempo e é bem mais resistente e de baixa manutenção, além de muitas vezes ser hipoalergênico.

Outro fator que torna essa opção atrativa para muitos é o fator econômico. Por não ser um metal nobre, o aço é muito mais barato do que a maior parte dos outros materiais que são usados para produzir alianças e joias, o que o torna perfeito para quem está procurando economizar na hora de comprar uma aliança. 

Como limpar Aliança de Aço?

Mesmo que o aço não sofra tanto com danos diretos no metal, ele pode sujar com o tempo e acumular impurezas que reduzem seu brilho. Isso é um problema principalmente com alianças que possuem gravuras ou detalhes, onde a sujeira pode se acumular.

Para limpar uma aliança de aço, você precisa ferver ela em um pouco de água junto com sabão de coco ou detergente neutro. Deixe que a água esfrie com a aliança de aço e a retire, esfregando suavemente com uma escova de cerdas macias. Em seguida, seque bem com uma flanela. Caso o problema seja mais sério, leve a um ourives de confiança ou joalheria para fazer a limpeza mais profunda sem danificar a peça.

Como tirar riscos de aliança de aço inox?

É bem raro que um anel de aço inox sofra com riscos muito sérios, por sua resistência. Mas, às vezes, até mesmo com os melhores cuidados possíveis, surgem pequenos arranhões ou defeitos no anel com o uso diário de uma aliança.

Neste caso, é muito mais difícil de se remover do que pequenas sujeiras e o polimento caseiro que se acha pela internet pode em muitos casos piorar a situação, pois muitas vezes estas fontes recomendam o uso de produtos abrasivos como pasta de dente e bicarbonato de sódio, que podem riscar mais a aliança ou piorar riscos existentes. O preferível é que se procure uma joalheria ou ourives para um polimento profundo.

Qual é melhor aliança de prata ou aço?

O aço inox é muito usado para substituir a prata, já que os dois metais tem uma coloração similar acinzentada e reflexiva, mas a aliança de aço é realmente melhor do que a de prata?

Bem, depende do que você procura em uma aliança. A prata é um metal nobre que tem um brilho delicado e único, além de ser simbólico e tradicional para alianças por sua representação da pureza, o que a coloca acima do aço em diversos aspectos. Por outro lado, porém, ela é vulnerável à oxidação e pode escurecer e riscar facilmente com o uso.

O aço, em comparação, tem a vantagem de ser mais barato e também não escurecer nem manchar com o uso. Ele não possui, porém, o valor nobre ou o brilho especial e status que a prata possui. Portanto, a prata deve ser procurada primeiro por sua elegância, mas o aço é uma opção viável para quem quer durabilidade e economia.

Como alargar aliança de aço?

Muitas vezes, com as flutuações de peso e mudanças de temperatura, nossos dedos incham naturalmente, o que pode até deixar a aliança presa no dedo. Se isso começar a causar muitos incômodos frequentes, porém, será necessário trocar a aliança ou alargar seu aro para ajudar.

O único jeito de alargar a aliança de aço sem acabar estragando a aliança é levando o anel até uma joalheria e solicitando o serviço. Também é importante que a pessoa que usa o anel vá até a joalheria, para fazer a nova medida do aro quando o ajuste acontecer.

Como saber se a aliança é de prata ou aço?

Existem algumas técnicas básicas para tentar entender a origem da aliança. A primeira é procurando por alguma gravura com uma numeração como 750, 950 ou letramento, que é presente em peças de prata ou platina. O aço também tem uma coloração mais fosca que a da prata.

Outra técnica, não tão confiável, é o uso de imãs. Alguns aços inox podem ser magnéticos, de uma forma que a prata não é. Porém, alguns aços inoxidáveis também não são magnéticos, o que torna esta técnica um último recurso. Muitos dos testes químicos caseiros podem danificar a peça se ela for de prata, então caso sobre dúvida, vá a uma joalheria para confirmar.

Tipos de Aliança de Aço

O aço é um material comum e, por isso, também não é difícil de encontrar em joalherias diversas, com diferentes modelos e variações para escolher na hora da compra. Confira aqui nossa listagem dos principais tipos de aliança de aço para comprar, e as características de cada um deles.

Aliança de Aço cirúrgico

O aço cirúrgico, ou aço 316L, leva esse nome por ser usado muito em materiais hospitalares, como os bisturis usados em cirurgias. A principal propriedade deste aço é sua baixa reatividade, o que o torna um material hipoalergênico.

Isto é um fator muito importante para pessoas que possuem alergias a metais, como a prata e algumas ligas específicas de ouro. Estas alergias podem causar irritação da pele, coceira, vermelhidão e descamação. Por isso, o aço cirúrgico é o mais indicado para substituir a prata nas pessoas que têm alergias a metais como este.  

Aliança de Aço inox

A aliança de aço inox, ou aço inoxidável, realmente combina com seu nome. Este metal não oxida, ou seja, não é afetado pela água, ar, suor e por muitos produtos químicos e por isso não irá manchar ou mudar de cor conforme é usado.

Isto torna a aliança de aço inox uma companheira para a vida toda, se bem cuidada. O material é durável e tem um brilho prateado fosco que pode ser encontrado em diversos modelos. Por ser um material relativamente fácil de ser trabalhado, é possível encontrar alianças com diversos detalhes, formas e gravuras!

Aliança de Aço dourada

Por mais que o aço seja muito usado para substituir a prata, muitas pessoas têm preferência pelo ouro. A aliança de aço dourada é uma combinação perfeita do custo benefício do aço para a coloração valiosa do ouro. 

A desvantagem, porém, é que peças banhadas a ouro precisam de cuidados especiais que o aço normalmente não precisa, então não é uma boa opção para quem procura uma aliança de baixa manutenção como o aço inox. Peças com detalhes dourados poderão perder sua cor se não forem bem cuidadas, mas não escurecem e nem descamam.

Onde comprar Aliança de aço?

A aliança de aço é um modelo comum, mas que não é achado em joalherias que preferem trabalhar apenas com metais nobres. É válido procurar estes modelos em joalherias presenciais, mas por seu valor mais em conta, muitas pessoas podem preferir lojas online.

Não se preocupe, nosso site tem diversas joalherias com lojas para comprar aliança de aço online, confira abaixo nossa lista das principais recomendações que temos para este modelo de aliança:

Romannel

Vivara

Pandora

Virtual joias