Encontre a Melhor Aliança de Prata de 2022

Confira estas dicas se quiser encontrar o melhor modelo de Aliança de Prata da história, já que essa peça é popular há décadas. O brilho reflexivo e cinzento da prata foi objeto da adoração de muitas pessoas durante toda a história. É um metal nobre e valioso que hoje em dia está presente em diversas áreas, mas que nunca deixou de ser usado em nossas joias e acessórios. A prata é de fato muito valiosa.

Não é à toa, então, que muitas pessoas procuram este metal para usar em ocasiões especiais, como nas alianças de prata que tem um grande apelo ainda entre as pessoas. Por isso, fizemos este guia informativo com as informações necessárias para quem está procurando uma aliança de prata. 

O que é Aliança de Prata?

A prata é um metal nobre que simboliza não só o valor material da peça como uma joia, mas que possui todo um significado simbólico que vem de diversas culturas ao longo da história da civilização. A prata foi vista como um material precioso por diversos povos ao redor do mundo.

Ela representa a sabedoria, intuição e a pureza. Por isso, a aliança de prata é muito comum em relacionamentos que ainda estão em seus estágios iniciais, como em alianças de namoro ou compromisso, que geralmente usam este metal. É um dos materiais mais reconhecidos em joias, característico por sua coloração e brilho. Anéis de prata são uma escolha popular entre aqueles que procuram anéis de compromisso e namoro. 

A prata, porém, tem muitas particularidades que são importantes de se considerar antes de comprar uma aliança deste material. Aqui, reunimos todas as informações que você precisa para fazer uma compra informada!

Como saber se a prata é pura?

Caso você esteja em dúvida sobre a qualidade de algum de seus objetos de prata, é recomendado que procure um especialista como um ourives. Muitas das técnicas caseiras são ineficientes ou podem danificar as joias. 

Duas das técnicas caseiras mais seguras são as do cheiro e do ímã. A prata pura não possui cheiro, então caso esteja limpa, a presença de cheiro na prata pode indicar a presença de outros materiais. A prata também não é um metal magnético, por isso, se ela for levemente atraída por um ímã, é possível que outros metais estejam na liga e, se ela for muito atraída pelo ímã, é provável que seja apenas uma peça banhada à prata. 

O problema destas técnicas é que a prata pura está em seu estado mais frágil e maleável, por conta disso, o mais comum é que se faça uma liga com outros metais para que ela seja trabalhada. Então, é raro que uma joia seja feita com prata 100% pura, com exceção daquelas feitas em filigranas. 

O nível de pureza da prata é geralmente indicado pelo joalheiro e possui uma marcação em número, como 950, 925. A presença de certificados de segurança também é importante, como a informação de que a prata vem de um vendedor legítimo. 

Prata 925 e 950

A prata tem seu nível de pureza determinado por uma numeração, mais comumente 950 e 925, a chamada prata de lei, que é estabelecida como prata legalmente pura no Brasil. Os números fazem referência à proporção de prata em relação a outros metais. Em um quilo de prata 950, por exemplo, há 950 gramas de prata pura e 50 gramas de outros metais na liga. O mesmo vale para a prata 925, que é feita de 92,5% de prata e 7,5% de outros metais. A diferença entre as duas é pouca, mas a prata 950 escurece um pouco mais rápido.

Significado da aliança de prata

A prata é um metal historicamente relacionado à pureza, o que faz sentido em sua procura para alianças de namoro e compromisso, representando relacionamentos mais novos e “puros”.

Por conta disso, é tradicional que a aliança de namoro seja feita com prata e seja depois trocada no noivado por uma aliança de ouro amarelo. Não é, obviamente, obrigatório que se siga a tradição e aqueles que preferem alianças de prata para seus noivados devem fazer a escolha que faça mais sentido para eles!

Outra possibilidade é o uso de ouro branco, que é mais facilmente encontrado em modelos de alianças e, além de possuir o brilho e cor característica da prata, é mais duradouro. 

Prós e contras da aliança de prata

A prata é um material muito procurado para joias de diversos tipos, principalmente anéis e alianças, mas caso você esteja em dúvida, aqui vão alguns prós e contras do uso da prata para alianças. 

Prós

  • A prata tem um brilho único;
  • Apesar da oxidação, a prata é durável quando bem cuidada;
  • Mesmo que valiosa, é relativamente barata e não costuma ter alto custo;
  • Ela pode ser mantida e limpa em casa com relativa facilidade na maior parte dos casos.
  • Um banho de ródio pode aumentar a durabilidade da prata e manter (e muitas vezes aumentar) o brilho;

Contras

  • A prata é um material relativamente frágil e pode arranhar com facilidade;
  • Ela pode oxidar com mais facilidade do que materiais como o ouro, escurecendo e ganhando manchas mais rápido;
  • Prata não é hipoalergênica, por isso é capaz de desencadear alergias a metais em algumas pessoas.

Cuidados com Aliança de Prata

A prata é um metal delicado e que é suscetível a uma série de problemas como o escurecimento que acontece com a oxidação e riscos. Há muito que se pode fazer para cuidar de uma aliança de prata, mas as principais dicas são:

  • Limpar a aliança regularmente;
  • Não usar a aliança durante limpezas, banhos, piscinas etc;
  • Evitar o uso da aliança quando se exercita;
  • Polir a aliança com um profissional em caso de arranhões e riscos;

Como limpar Aliança de Prata?

A melhor forma de limpar aliança de prata em casa é usando água morna e detergente neutro. Para limpar a aliança com esta técnica é muito simples: basta esquentar um pouco de água e transferir para um potinho, com algumas gotinhas de detergente neutro. Deixe o anel na mistura um pouco e depois o esfregue cuidadosamente com uma escova de cerdas macias.

Não faça esse processo muito frequentemente para não danificar a joia com a escovação. Se não for o suficiente para limpar sua joia e ainda existirem manchas e sujeiras, o ideal é levar a aliança para uma joalheria para uma limpeza profissional que não danifique o anel.

Como polir Aliança de Prata?

Polir uma aliança é um ótimo jeito de restaurar o brilho e dar a ela um aspecto de novinha. No mercado, existem muitas opções de polidores específicos de prata que podem ser usados para restaurar uma peça deste metal. As informações de uso geralmente estão na embalagem, mas para a maioria basta esfregar o produto com uma flanela.

Se você não quer arriscar gastar com o produto errado, que pode danificar permanentemente sua aliança de prata, o melhor é levar a uma joalheria, que deixará sua aliança novinha em folha de forma rápida e eficiente, sem riscos!

Como limpar Aliança de Prata diamantada?

A aliança diamantada é um caso mais complicado, pois este acabamento deixa a superfície porosa, que dá seu aspecto brilhante desejado. Estes poros acumulam sujeira com o tempo e podem diminuir o brilho.

O melhor jeito de limpar a aliança de prata diamantada é fervendo o anel por poucos minutos em água com sabão de coco ou detergente neutro, e então esfregando com uma escova de cerdas macias. Mas não hesite em procurar uma joalheria para fazer a manutenção!

Como clarear Aliança de Prata?

Para deixar sua aliança de prata mais clara e renovada, o ideal é manter ela limpa e fazer polimentos ocasionais para deixar ela sempre brilhante e com o aspecto de nova. Você pode usar qualquer das dicas acima para fazer isto, mas o melhor é evitar que ela escureça em primeiro lugar, com alguns cuidados como:

  • Limpar a aliança regularmente;
  • Não usar a aliança durante limpezas, banhos, piscinas etc;
  • Evitar o uso da aliança quando se exercita;
  • Não deixar a aliança em contato com produtos químicos. 

Nos casos extremos, o melhor a se fazer é sempre levar sua aliança a um profissional. A prata é um metal muito delicado e tentar limpar ela em casa de forma imprópria pode danificar a aliança.

Modelos Aliança de Prata

A prata é usada em joias a muito tempo, para diversos contextos. Por isso, existem muitos tipos para escolher e decidir como você quer usar a aliança de prata. Há prata para todos os gostos e momentos.

Por isso, selecionamos os três tipos mais comuns de aliança de prata para que você possa escolher um modelo baseado no que você quer! Dentro dessas categorias há vários outros modelos para decidir e estilos para seguir, então não se preocupe, existe uma aliança de prata para você.

Aliança de namoro prata

A aliança de namoro de prata é a mais tradicional. Como dissemos, a prata representa a pureza de novos começos e por isso é ideal para as alianças de namoro. É exatamente por ser um metal comum para as alianças de namoro que ele oferece muita variedade de estilos e modelos!

Para assumir este importante passo da relação, a prata é sempre a mais indicada, não apenas por seu significado tradicional e simbólico, mas por ser um metal nobre com um custo benefício razoável e que é muito mais acessível para a maior parte das pessoas.

Aliança de namoro prata fina

A coloração prateada é perfeita para alianças finas, pois é o tipo de metal que melhor combina com a delicadeza e sofisticação de um formato de pouca largura. É o modelo ideal para quem procura elegância neste símbolo de amor.

A aliança fina de prata também é ótima caso você queira alguma pedra na sua aliança de namoro, já que seu tamanho reduzido é ideal para deixar em evidência qualquer pedra que seja colocada na aliança, dando ainda mais brilho e charme para este tipo de aliança que já é tão sofisticada por si só.

Aliança de compromisso prata

Este primeiro passo é muito importante para um casal, onde não há um elo tão sério como um noivado mas ainda quer se oficializar o relacionamento através de uma joia. Uma aliança de compromisso de prata é muito indicada para essa ocasião por sua acessibilidade e valor simbólico.

É um presente maravilhoso que pode ser usado para simbolizar o amor e existem muitos modelos para escolher, já que a prata é um material muito trabalhado e disponível no mercado de joias e alianças.

Onde comprar Aliança de Prata?

A aliança de prata está disponível em muitas lojas por ser um material comum, então é possível comprar uma aliança a seu gosto em diversos locais! Muita gente prefere ir até as joalherias presencialmente, para poder ver os anéis e experimentar os que tiver interesse, mas isso nem sempre é possível para surpresas e presentes.

As vendas online estão crescendo cada vez mais para as alianças, mas deve-se sempre pesquisar as joalherias em que quer comprar para garantir sua segurança! Mas não se preocupe, no nosso site temos uma lista das melhores joalherias para comprar aliança de prata online:

Vivara

Rommanel

Cartier

TheGraces

Virtual Joias

Novissa Joias

O que significa sonhar com Aliança de Prata?

Sonhar com aliança de prata pode ter uma multitude de significados, mas principalmente fala da sabedoria que este metal simboliza. É hora de seguir sua intuição e não se deixar levar por fatores externos. 

A prata também é conhecida por ser reflexiva, o que pode indicar que é o momento de olhar para si e meditar no que se quer em qualquer contexto em que a aliança tenha aparecido. Siga suas paixões, e tudo irá se encaixar.