Aliança de Zircônia – 6 Coisas que você precisa saber!

Por mais que tenham um brilho único, os diamantes que enfeitam nossos dedos passam por um longo processo para que sejam retirados da terra, lapidados e por fim colocados em uma linda aliança. É na preocupação com este processo, e também com a raridade desta pedra e seu preço, que muitas pessoas no mercado estão se virando para joias produzidas em laboratórios, como a Aliança de Zircônia. 

A moda dos diamantes sintéticos ainda não pegou no Brasil, mas há uma alternativa que está no mercado há muito mais tempo: a zircônia. Muita gente não sabe exatamente o que ela é e quais são suas características exatas ou se elas realmente valem a pena. Não se preocupe, aqui, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre a aliança de zircônia, confira! 

O que é uma aliança de Zircônia?

A aliança de zircônia é feita com a joia sintética que é feita para se assemelhar ao diamante. Ela é produzida em laboratório e por isso é muito mais barata que o diamante natural que é minerado da terra, além de muito mais sustentável por não estar envolvida com as mesmas problemáticas ambientais e humanitárias que alguns diamantes.

A aliança de zircônia, então, é uma alternativa mais barata à uma aliança de diamante. Elas são ideais para alianças de namoro e compromisso, por sua acessibilidade, brilho e a variedade de cores que possuem, pois uma vez que são criadas em laboratório podem ser facilmente coloridas.

Como é feita a Zircônia?

A zircônia que vemos nas joalherias é, na realidade, a forma cúbica cristalina de uma substância chamada dióxido de zircônio (ZrO2), que é sintetizada artificialmente em laboratório. Isto é um chamativo para muitas pessoas que têm preocupações com os efeitos negativos da mineração de diamantes no meio ambiente. É estimado que a produção da zircônia cúbica tenha apenas 0.002% do impacto ambiental de diamantes.

Esta zircônia cúbica às vezes se forma naturalmente no mineral Baddeleyíta, mas isso é muito mais raro e, portanto, a maioria esmagadora das zircônias vendidas em joalherias atualmente são feitas em laboratório.

Zircônia custa mais barato?

Sim, a zircônia tem um custo de produção muito inferior ao de qualquer diamante, minerado ou sintético, e portanto é uma opção bem mais barata à estas pedras. Há também outras diferenças importantes entre as pedras: sua durabilidade e dispersão.

A zircônia é muito menos dura do que o diamante, que é uma pedra mais rígida e difícil de riscar. Por conta de sua durabilidade inferior, ela irá sujar com mais facilidade e precisará ser mais bem cuidada.

Um ótimo jeito de diferenciar a zircônia do diamante é observando como as duas pedras se comportam na luz. A dispersão da pedra sintética é muito maior e, por isso, ela cria um efeito arco-íris mais intenso quando olhada na luz, que vem de dentro da pedra e não apenas das bordas como um diamante.

Tipos de aliança de Zircônia

A zircônia é versátil em suas cores e, por ser um substituto comum para o diamante, ela tem aplicações similares em diversos tipos de aliança. Abaixo, você pode conferir os principais tipos de aliança de zircônia para decidir se este é o seu tipo ideal de aliança. Caso não, não se preocupe, no nosso site, você pode encontrar tudo sobre alianças até achar aquela que seja perfeita pra você.

Zircônia para alianças de casamento

A zircônia é uma opção para alianças de casamento por seu brilho chamativo e pela sua versatilidade que permite que seja facilmente combinada com vários tipos de metais. É uma pedra que traz beleza à aliança e a deixa mais brilhante, principalmente se muitas zircônias forem usadas.

Apesar de seu brilho, a zircônia é uma pedra mais delicada que requer mais cuidados que o diamante, então para uma peça de longo prazo como a aliança de casamento, deve-se tomar cuidado redobrado com este modelo. Com o tempo, os riscos e exposição a produtos químicos diminuem o brilho da zircônia e deixam a pedra fosca.

Zircônia para alianças de noivado

Para as alianças de noivado, a zircônia é mais indicada. É muito comum que este tipo de aliança tenha, ao menos, uma pedra no momento do pedido. A zircônia é uma maravilhosa escolha, seja com ela sozinha ou como uma série de pedras acessórias que podem complementar o brilho de uma pedra principal.

Esta pedra tem um brilho muito característico que chama atenção com seu efeito multicolorido, principalmente as zircônias transparentes. É perfeita para quem quer uma aliança de noivado com pedras chamativas e pode ser feita em diversas cores, para escolher sua favorita.

Zircônia para alianças de namoro

Por sua manutenção, a zircônia é uma ótima opção para quem quer usar pedras em uma aliança de namoro, mas não quer investir em uma joia pouco acessível como um diamante ou rubi. 

Ela é indicada para casais mais jovens não só pelo aspecto econômico, mas também pelos fatores ambientais e sociais mais favoráveis de sua criação. Além disso, há uma variedade de cores e designs que podem ser usados com a zircônia e, no geral, ela forma um bom par com a prata, o metal mais tradicional para criar alianças de namoro.

Meia aliança de Zircônia

A meia aliança, ou aparador de aliança, é um solitário que pode ser usado em conjunto com a aliança para realçar sua beleza. Esta aliança pode ser a que foi usada no noivado em conjunto com a aliança de casamento.

A zircônia é muito indicada para isso, pois como muitas alianças de casamento não possuem pedras próprias, ela traz um brilho próprio especial. A meia aliança de zircônia também pode ser de modelos mais finos e cravejada em pedras pequenas que, além de terem uma aparência delicada e sofisticada, realçam o anel principal.

Quanto custa uma aliança de Zircônia?

O valor de uma aliança de zircônia vai depender de muitos fatores, como o material do qual ela é feita, tamanho, modelo, marca e a quantidade e tamanho das pedras. É possível dizer, porém, que a zircônia tem um “peso” relativamente pequeno no preço da aliança e é definitivamente mais barata que outras opções de pedra como o diamante, rubi e esmeralda.

Onde comprar aliança de Zircônia?

Esta pedra está presente no mercado em diversos lugares e poderá ser achada com relativa facilidade, com exceção das joalherias que preferem trabalhar apenas com diamantes. Não deve ser um problema achar alianças deste tipo em joalherias próximas a você.

Caso você prefira comprar alianças pela internet, seja pela conveniência maior ou pela diversidade de modelos que as compras online podem oferecer, não se preocupe. No nosso site você encontra as melhores opções de lojas e marcas que recomendamos para comprar aliança de zircônia online. Confira!

Rolar para cima