Aliança de Ouro Branco – 7 Curiosidades antes da Compra

O ouro é o material mais utilizado para criação de alianças no mercado, por sua resistência, qualidade e simbolismos únicos. Mas nem todo mundo gosta da coloração dourada em suas aliança. Uma opção muito popular, porém, é o ouro branco. O metal é muito popular e combina a resistência do ouro com a elegante coloração da prata. A aliança de ouro branco é perfeita para quem procura exuberância e beleza, além de qualidade e luxo.  

O que é aliança de ouro branco?

O ouro branco na aliança é feito com uma liga específica de metais claros, como a prata, o paládio e o manganês. Em uma aliança de ouro branco 18k, por exemplo, há 75% de ouro amarelo e 25% destes metais. A liga feita desta forma dá ao ouro um aspecto mais claro e neutro, que também é chamado de ouro champanhe.

O que diferencia o ouro branco do ouro champagne é o que acontece no acabamento. Ao contrário do ouro champanhe, o ouro branco recebe um banho de ródio (também um metal nobre) que finaliza o processo que concede ao ouro branco o seu tom prateado característico.

Como limpar aliança de ouro branco?

Nossa melhor dica de como limpar ouro branco em casa é super simples: usando água morna e detergente. Você vai precisar, além destes ingredientes, apenas de uma escova de cerdas macias que tem menor chance de riscar sua aliança e de algo como uma flanela para secar a aliança depois.

Coloque a aliança em água quente ou morna com algumas gotas de detergente neutro e deixe que esfrie, em seguida retire o anel para esfregar com a escova. Por fim, apenas retire a umidade com uma flanela seca e pronto!

Esta é a dica mais segura para não danificar sua aliança ou o ródio que cobre a aliança. Caso você esteja com alguma sujeira muito profunda e difícil de remover em sua aliança, o melhor é levar à uma joalheria ao invés de usar produtos abrasivos que vão danificar sua peça.

Quanto custa uma aliança de ouro branco?

 A aliança de ouro branco tem um preço variável de acordo com o tamanho do aro, o design, marca e a presença de outros metais e pedras. É muito importante lembrar, porém, que a aliança de ouro branco tem uma liga com metais mais caros que as outras cores de ouro, além do banho de ródio. 

Por isso, entre as colorações de ouro o ouro branco é o mais caro. Não apenas por sua demanda maior atualmente, mas pelos materiais mais caros usados em sua composição. Além disso, é possível que haja um custo de manutenção para um novo banho de ródio, mas por ser resistente, uma aliança de ouro bem cuidada pode durar anos sem precisar ir a uma joalheria.

A aliança de ouro 18k pode ficar branca?

A resposta curta é: não. O ouro 18k é altamente durável e resistente à oxidação mas é sim possível que ele sofra este processo, ainda que de forma mais lenta quando comparado à prata. Quando o ouro é oxidado, porém, ele tende a escurecer e perder brilho, não a se tornar mais claro.

O ouro pode ser danificado se não for bem cuidado, como no caso de exposição a produtos químicos ou contato frequente com suor e com água. Limpe sua aliança com nossa dica acima para se livrar de manchas que não são causadas por oxidação. Caso sua aliança esteja ficando branca, leve ela para uma joalheria de confiança.

Tipos de aliança de ouro branco

O ouro branco é um material versátil que é usado em muitos modelos de aliança, pois ele pode ser combinado com diversas pedras e também com outros metais para diversas ocasiões.

Abaixo, compilamos os principais tipos de aliança de ouro branco. O ouro branco é muito popular para alianças e há variações dentro de cada modelo. Estes são apenas alguns dos mais procurados tipos.

Aliança de casamento ouro branco

Uma das mais procuradas, o ouro branco é muito utilizado para alianças de casamento. O ouro já é por si só o material mais apropriado para alianças deste tipo, simbolizando a união eterna. O ouro branco, então, tem os mesmos significados do ouro amarelo de união e eternidade, mas traz a coloração diferenciada que é preferida por muitos casais.

Não é apenas pela tradição que há uma preferência por este material. O ouro branco é durável e resistente o que o torna ideal para uma peça de longo prazo, ao contrário da prata que é um material menos resistente à oxidação.

Aliança de namoro ouro branco

Este modelo é menos comum, não apenas pelo fato de que a prata é o material mais indicado para alianças de namoro, mas também pelo preço mais elevado do ouro branco. Ainda assim, muitas pessoas optam pelo ouro branco por ter uma cor similar à da prata, enquanto traz um aspecto de sofisticação à aliança.

Mesmo que seu tom branco não seja natural como o da prata, há vários designs modernos de aliança de ouro branco que são perfeitos para casais interessados em uma aliança de compromisso mais exclusiva.

Aliança de noivado ouro branco

Para os noivados, a aliança de ouro branco é uma opção perfeita. O metal tem um equilíbrio entre a discrição e delicadeza de sua cor com a beleza e extravagância de seu brilho. 

O ouro branco também combina muito bem com brilhantes que normalmente são usados como pedra para alianças de noivado, mas por conta de seu tom neutro também é perfeito com outras cores de pedra. É este tom neutro que faz da aliança de noivado de ouro branco uma boa opção para quem quer manter o anel de noivado como um solitário, pois ele combina bem com qualquer aliança.

Aliança ouro branco e amarelo

Muitas pessoas sentem-se divididas em qual cor de ouro usar para o casamento, pois gostam tanto do dourado quanto do prateado. Se você é uma das pessoas que gosta dos dois, talvez seja interessante considerar uma aliança de ouro branco e amarelo. Estas são peças lindas que combinam a sofisticação do ouro branco com a beleza do ouro amarelo 

Estes designs costumam ser mais modernos e combinam os dois metais de diversas formas, divididos no lado de dentro e de fora, com faixas, detalhes e muitas outras opções. O mais comum é que os dois tenham a mesma quantidade ou que o ouro amarelo esteja em maior destaque. Os dois metais são uma boa combinação pois seu contraste realça o brilho de ambos.

Aliança de casamento ouro branco e rose

O ouro rosé é um tom moderno que pode ser perfeitamente combinado com o ouro branco. Os dois metais se harmonizam e enquanto não é uma combinação tão chamativa quanto o ouro amarelo, o destaque aqui vai para a cor, não para o brilho.

As alianças de casamento com ouro branco e rose são modelos mais discretos e são perfeitos para quem quer designs modernos e diferenciados de aliança, trazendo um ar de exclusividade para a peça.

Onde comprar aliança de ouro branco?

O ouro branco é muito presente no mercado e por isso há muitas opções de joalherias e modelos para escolher. Se você quer uma aliança deste tipo, provavelmente será possível achar opções variadas em joalherias próximas a você.

Caso você prefira comprar alianças pela internet, seja pela conveniência maior ou pela diversidade de modelos que as compras online podem oferecer, não se preocupe. No nosso site você encontra as melhores opções de lojas e marcas que recomendamos para comprar aliança de ouro branco online. Confira!

Rolar para cima