Aliança Ouro Branco – 7 Curiosidades antes da Compra

Elegante, ezuberante e reluzente – todas as palavras usadas para descrever aliança de ouro branco. O ouro branco é uma liga composta principalmente de prata e ouro. É mais duro, mais durável e menos reativo do que outros metais preciosos como platina ou paládio, tornando-o uma excelente escolha para joias

A qualidade da folha de ouro é de ouro branco 18K, que é considerado um dos metais consagrados pelo tempo usados na fabricação de joias.

Este modelo de Aliança Ouro Branco deslumbrante é perfeita para sua amada. Apresenta um diamante de corte redondo, pesando 0,5 quilates, com grau de clareza SI1 e grau de cor G.

Lista de Aliança Ouro Branco

Estamos atualizando a lista, volte em breve para conferir as novidades.

O que é o Ouro Branco

A liga específica do ouro branco é feita normalmente em 18k (ou seja, contém 75% de ouro). Como o ouro puro é maleável e pode mais facilmente se deformar, outros metais costumam ser adicionados à liga para que ele ganhe resistência e, no caso do ouro branco e rosé.

Os outros 25% dos metais na liga de ouro branco são metais nobres prateados como o paládio, o manganês e a prata. Com a adição destes metais, o ouro branco adquire um tom cinza amarelado. Porém, para adquirir o tom prateado que conhecemos em peças de ouro branco, ele passa por um processo conhecido como banho de ródio, outro metal precioso que, além de oferecer uma camada de proteção à peça, remove o amarelo de sua coloração, o deixando completamente prateado e brilhante.

O significado do Ouro Branco

O ouro branco é usado em casamentos pois mantém os significados de união do ouro, ao contrário da prata que é tradicionalmente escolhida para representar namoros, não casamentos. 

O ouro branco não é encontrado na natureza, portanto não é associado ao misticismo que envolve outros metais nobres e pedras. Ainda assim, com o passar do tempo o ouro branco foi associado à amizade e, no mundo dos casamentos, à parceria. O anel representa o companheirismo do casal, enquanto mantém os significados de amor, união, fidelidade, elegância e luxo do ouro.

Como usar

O ouro branco é um material versátil e discreto que pode ser usado com quaisquer tons de pele, apesar de combinar muito bem com tons de pele frios. Sua aparência similar a prata dá ao metal um ar sofisticado e discreto.

O ouro branco harmoniza muito bem com diamantes e pérolas, que são os mais indicados à jóias que usam este metal. Porém, pedras de cor azul, rosa ou roxa também combinam com o ouro branco

Isto, é claro, quando se quer harmonizar o metal e as pedras. O ouro branco também pode realçar a cor de outras pedras de cor forte, como o rubi ou a esmeralda. Desta forma, o metal usa de seus atributos mais discretos e chama atenção à pedra, não ao anel no geral.

Uma outra opção popular é combinar em uma única aliança o ouro branco ao ouro amarelo ou o ouro rosé.

Prós e contras do Ouro branco

O ouro branco é uma opção muito comparada tanto ao ouro amarelo quanto à prata, já que combina a tonalidade característica da prata com o luxo e qualidade do ouro. O ouro branco possui uma série de vantagens e desvantagens em relação aos dois.

Prós

  • O ouro branco é uma opção mais duradoura que a prata e tem uma vulnerabilidade à oxidação muito maior, que impede que escureça com facilidade. 
  • Em relação ao ouro amarelo, costuma ser mais discreto e ter um design mais moderno por conta de sua cor prateada, que é a preferência de alguns casais. 
  • O ouro branco oferece um senso de exclusividade àqueles que procuram por ele, uma vez que a maior parte das alianças é feita de ouro amarelo. 
  • Seu tom combina muito facilmente com outras jóias e acessórios como relógios

Contras

  • O ouro branco custa mais do que o ouro amarelo e muito mais do que a prata, por conta dos metais mais caros que estão presentes em sua liga.
  • Apesar de ter manutenção mais simples que a da prata, ainda há a necessidade de banhos eventuais de ródio que tornam a manutenção mais custosa que a do ouro amarelo.
  • O ouro amarelo ainda é mais tradicional e popular para alianças, pelo menos no Brasil, o que tira um pouco do fator do reconhecimento da aliança devido a cor diferente do ouro branco.

Preço e Onde Comprar

O maior contra do ouro branco é o preço. Este material costuma custar mais do que os outros tipos de ouro por conta da presença de paládio, um metal valioso, em sua liga. A depender dos cuidados, pode ser necessário que se façam banhos adicionais de ródio, que podem aumentar o custo da peça.

Na lista acima, separamos algumas ofertas que vale a pena consultar antes de fechar sua compra.

Manutenção

A camada de ródio, que dá ao ouro branco sua cor prateada, pode se desgastar com o tempo e fazer com que a peça fique amarelada novamente. Para resolver, porém, basta apenas dar um novo banho de ródio. 

É importante, porém, que se tome o devido cuidado com a aliança para que não seja necessário que se façam banhos de ródio constantemente. Deve-se manter a peça limpa e evitar sujá-la muito, já que a limpeza muito frequente e exacerbada pode danificar o ródio que reveste a peça. Também se deve evitar o contato com produtos de limpeza e água.

Encontre mais opções de aliança perfeita no site.