Aliança Polida e Fosca

A aliança polida e fosca é uma tendência perfeita para quem quer um anel que tenha elegância, mas também brilho. O acabamento é um processo que ocorre na finalização da aliança, que pode ser feito de várias formas, como as alianças polidas, foscas, diamantadas e jateadas. 

A aliança polida e fosca combina dois acabamentos e é um jeito de pegar as melhores partes dos dois. Neste artigo falaremos mais sobre este tipo de aliança para dar todas as informações que você precisa saber sobre o assunto, confira! 

O que é aliança polida e fosca?

A aliança polida e fosca é exatamente o que parece: uma combinação do acabamento polido ao fosco. Os dois acabamentos são populares para alianças: o polimento é o mais usado pelas pessoas, pois dá aquele brilho reflexivo da aliança. Já o acabamento fosco ou escovado serve para deixar a aliança com um aspecto suave ao toque e discreto.

Por mais que opostas, a combinação entre estes dois acabamentos cria efeitos lindos pelo contraste e, geralmente, é feito o acabamento fosco mais discreto na parte de fora da aliança, enquanto por dentro ela é polida.

Dúvidas sobre polir uma aliança fosca

O polimento é um acabamento que com o tempo acaba se desgastando e portanto pode precisar de algum retoque. Vamos conferir alguns métodos para o polimento de alianças foscas, dos principais tipos de aliança que as pessoas retocam,

Vale lembrar que muitas vezes, o acúmulo de sujeiras na aliança que acontece conforme usamos pode acabar diminuindo o brilho das alianças, então é possível que sua aliança só precise de uma boa limpeza para ficar bonita de novo!

Como polir aliança de ouro fosca?

Há muitas maneiras de se limpar o ouro para restaurar seu brilho, algumas das quais já cobrimos em outro artigo, mas para realmente polir, uma das mais confiáveis é o uso de um polidor líquido específico para ouro, que pode ser comprado em diversos lugares de lojas online a lojas físicas especializadas. 

Para usar um polidor líquido, geralmente é apenas necessário que se coloque algumas gotas numa flanela e esfregue o anel, que por ser uma peça pequena não irá consumir tanto produto, e depois secar com uma flanela seca.

Como polir aliança de prata fosca?

A prata é um metal delicado que pode ser danificado facilmente, então deve ser manuseada com cuidado. Há vários produtos específicos para polir aliança de prata fosca, como no caso do ouro, mas é muito recomendado que se use um produto como a flanela mágica.

A flanela mágica é um pano especial para a limpeza de joias que é perfeita para lidar com as delicadezas da prata, pois além de absorver as sujeiras na aliança, ela contém agentes químicos que são especialmente feitos para o polimento de metais nobres. A flanela não dura para sempre e eventualmente escurece com o uso, mas é perfeita caso você precise polir várias joias de forma fácil. Além da flanela mágica, você pode encontrar aqui outras formas de limpar sua peça de prata. 

Como polir aliança de moeda antiga fosca?

A aliança feita com moeda antiga geralmente também é simples de ser limpa. Apesar de as técnicas com o polidor de ouro também funcionarem, a forma mais barata de como limpar aliança de moeda em casa (e praticamente todo tipo de aliança) é usando água e detergente neutro.

Ferva um pouco de água com detergente neutro ou sabão de coco. Deixe a aliança imersa até que a mistura esfrie e em seguida esfregue o anel com uma escova de cerdas macias e seque com uma flanela limpa.

Qual o melhor lugar para polir e uma aliança fosca?

Por mais que todas estas dicas de polimentos caseiros sejam bons, a melhor opção é levar a aliança para um ourives ou joalheria para que eles possam polir a aliança de forma profissional, que é garantida de durar mais tempo, quando é bem feita, é claro. 

Algumas joalherias oferecem os serviços de polimento das peças que elas produzem, e estes são os lugares mais apropriados para polir, afinal, o acabamento vai ser feito por alguém que conhece bem o modelo e propriedades das joias 

Quanto custa para polir uma aliança fosca?

O valor depende muito do lugar e da aliança em si. Caso sua aliança tenha pedras preciosas, detalhes, frisos ou esteja suja ou oxidada, estes podem ser empecilhos que requerem um profissional mais adequado ou um custo extra. O material também pode alterar o preço, pois os produtos usados para polir podem variar.

Por conta disso, não há como determinar o preço, mas o polimento não costuma ser um procedimento muito caro e muitas joalherias até mesmo oferecem durante um tempo o polimento como cortesia das peças que eles vendem, para que se possa manter a aliança sempre brilhante e nova.

Aliança polida e fosca: vale a pena?

Claro que vale! O acabamento polido e fosco deixa a aliança com um toque único sem ser muito chamativo, é perfeito para quem quer peças discretas mas que ainda tenham um pouco de brilho e elegância. É um modelo que pode ser de praticamente qualquer material e conter qualquer variedade de detalhes, pedras etc.

Além disso, ter este detalhe quase não afeta o preço da aliança, pois muitos lugares já iriam fazer um dos dois acabamentos de qualquer forma, tornando esta opção também super acessível para quem está com um orçamento mais apertado.

Onde comprar aliança polida e fosca?

Como este é um modelo moderno e mais exclusivo pela combinação de dois acabamentos, ele não é tão fácil de encontrar quanto os modelos mais simples e comuns de aliança. É possível pedir o fosqueamento da sua aliança em diversos lugares para fazer uma aliança assim, mas para comprar aliança polida e fosca em loja física, você pode perguntar nas joalherias próximas a você.

Mas não se preocupe! Separamos nossas recomendações de joalherias que já vendem alianças feitas com os dois acabamentos combinados. Estas são nossas lojas recomendadas para comprar aliança polida e fosca online:

  • Virtual Joias
  • Vivara
  • Helder Joalheiros
  • WD Joias
Rolar para cima