Aliança Rubi

O mais comum quando se pensa em alianças hoje em dia é imaginar um anel adornado com diamantes. E por mais que sejam ótimas pedras, os diamantes não são a única opção para alianças. O rubi, na realidade, já teve antigamente o lugar do diamante como a joia mais popular e a aliança rubi era mais valorizada do que a de diamante. 

Conhecido por seu tom vermelho forte, o rubi é uma opção muito popular para alianças de casamento, noivado e até mesmo namoros. Neste artigo, você vai encontrar tudo que precisa saber sobre esta pedra preciosa.

O que é uma aliança rubi?

A aliança de rubi representa paixão, poder, coragem, e amor. É uma pedra muito ligada ao coração e ao bem emocional e usada no misticismo como uma proteção aos males espirituais. Ela também é a joia que representa as pessoas nascidas no mês de julho e, portanto, ligada primariamente ao signo de Câncer, mas também a Leão.

O rubi é uma das variantes de um mineral chamado coríndon e tem tons que variam entre o rosa à tons mais escuros de vermelho-sangue. Ele faz parte da mesma família de pedras que a safira, que engloba as variações azuis do mineral. 

Como comprar alianças de rubi?

Para comprar rubis, é importante ter atenção a dois fatores: Quilates e Cor. O tamanho é o mais óbvio, rubis são pedras raras e por isso seu tamanho irá ser determinante no preço. Rubis são densos, então um quilate deles será sempre menor que um quilate de diamante, por exemplo. Por isso, meça seu rubi em milímetros, ao invés de seus quilates.

A cor é um fator mais importante ainda para rubis. Você deve escolher sempre a coloração de pedra que esteja mais alinhada com seus gostos, mas lembre-se que rubis que pendem mais ao rosa ou laranja são mais desvalorizados. Quanto mais profundo e vívido o vermelho, como os rubis sangue de pombo, mais caro será o rubi.

Como descobrir o número da aliança rubi?

Há muitas formas de descobrir o número da sua aliança, mas muitas técnicas são pouco confiáveis. No nosso site, já cobrimos algumas das técnicas possíveis para determinar o tamanho do anel. Você pode conferir como descobrir o número da sua aliança de rubi aqui.

O mais indicado, se possível, é que se use um pau medidor de aliança ou leve a pessoa que vai receber (ou um anel que ela tem) para uma joalheria onde o tamanho necessário do aro poderá ser determinado com exatidão. Mas não se preocupe em errar, na maior parte dos casos, é possível reajustar o tamanho do anel depois.

Tipos de aliança rubi

Por ser uma joia relativamente popular, o rubi está inserido no mercado em diversas formas, lapidações, qualidades e ocasiões. Há muitos tipos de aliança rubi para escolher e, se esta for a joia pra você, será fácil de encontrar um modelo que te satisfaça independente da ocasião. 

Vamos agora conferir os principais tipos de aliança rubi, aqueles que geram maior interesse nas pessoas, além das nossas dicas para cada um dos tipos. Vale lembrar que estas são apenas algumas ocasiões e que existe muita diversidade até mesmo dentro de cada tipo. Confira!

Aliança de rubi para casamento

O rubi é uma das escolhas mais populares para a aliança de casamento, pois é uma pedra muito ligada ao romantismo. Ela é perfeita para ser usada em anéis de ouro amarelo, pois as duas cores se complementam, trazendo o melhor do brilho do metal e da cor profunda da joia. Esta é a escolha mais tradicional para uma aliança com esta pedra e é uma das mais belas, mas é sempre possível usar outros metais que também podem combinar com o rubi, pois sua cor é versátil e universal. 

O rubi também é um presente tradicional para as bodas de 45 anos de casamento, normalmente em alianças, mas também em outros acessórios como brincos e colares. É um ótimo investimento para joias de longo prazo e para relações igualmente duradouras e valiosas.

Meia aliança rubi

A meia aliança de rubi é perfeita para complementar as alianças de casamento sem pedras, principalmente aquelas de ouro amarelo. Esta aliança pode aumentar a beleza de qualquer anel que é usado em conjunto. Para aqueles que querem um design mais delicado, o indicado é usar uma aliança fina 

É mais indicado que a meia aliança de rubi seja feita com o mesmo material da aliança principal que se deseja complementar. Outra indicação é usar múltiplos rubis menores na parte superior do aro ao invés de comprar uma meia aliança que possui apenas um rubi maior. 

Alianças de rubi para namoro

Esta é uma aliança bem mais incomum, perfeita para quem quer algo extravagante e exclusivo para firmar o compromisso. Apesar de ser um investimento alto para um namoro, é garantido que presentear um rubi irá impressionar.

A prata é o material mais indicado para os namoros, por seus símbolos tradicionais de pureza. Mesmo que o ouro amarelo seja a melhor combinação para a cor vermelha do rubi, os tons prateados são bons para realçar o brilho da joia e dão um ar de sofisticação a ela. 

Alianças para noivado com rubi

É muito comum que a aliança de noivado seja adornada com uma ou mais pedras preciosas. O rubi é uma das opções mais populares para esta escolha, perdendo apenas para o diamante. Esta pedra é chamativa por sua cor e é possível usar alianças de noivado em ouro amarelo, branco e rosé.

É possível combinar a pedra com diamantes menores para acentuar o brilho, mas também é possível que este anel seja usado posteriormente como um solitário, então é interessante que se pegue um modelo que vá ter uma boa sinergia com a aliança que se pretende comprar.

Anéis com rubi

O rubi não é exclusivamente usado para alianças e pode ser dado em anéis para todas as situações, seja para uso cotidiano, um presente romântico, ou para alguma ocasião especial. O rubi também é considerado uma pedra de proteção, que aumenta a vitalidade, a coragem e atrai a vitória no âmbito profissional. 

O anel de rubi é um presente perfeito por sua versatilidade, pois é encontrado em formatos e materiais diferentes que não são normalmente produzidos em alianças, como as lapidações mais geométricas, tal qual a quadrada.

Onde comprar aliança rubi?

O rubi é uma pedra popular para casamentos e por conta disso é disponível no mercado, mas ainda assim, é uma pedra rara e valiosa e portanto não é achada com facilidade em qualquer joalheria. Se você mora em algum centro urbano, não deverá ser tão difícil achar uma aliança rubi perto de você.

Muitas pessoas, porém, preferem ter a aliança entregue e também optam pelas compras online pela diversidade e conveniência que oferecem. Não se preocupe, no nosso site, você pode encontrar as melhores lojas para comprar aliança rubi online:

Rolar para cima