Como limpar aliança? De que forma podemos polir e higienizar esse acessório com importância sentimental tão grande nas nossas vidas?
Hoje, vamos ver quais são as melhores técnicas de como limpar aliança. Talvez seja uma memória de família: pertenceu a uma avó ou à sua mãe, ou é um presente que você recebeu.
Não importa: o que você quer é eliminar a sujeira que se esconde em algum local da mesma.
Além disso, a aliança pode ficar escurecida e perder o brilho. A primeira coisa, parece bobo dizer (mas não é): dê uma boa olhada na sua aliança. Nem todas as alianças de prata, por exemplo, são criadas iguais.
É antiga? É muito trabalhada ou é composta de uma simples faixa de metal liso? Tem pedras ou pérolas? Cada tipo de joia precisa de um tratamento especial.
Por exemplo, pedras duras (que na verdade não são tão duras) e pérolas são elementos delicados e não devem ser limpos com detergentes ou líquidos ácidos, pois podem estragá-los.
Mas, em qualquer caso, existem muitas maneiras de limpar uma aliança, sem ter de levá-la até uma joalheria. Leia com a gente e veja boas dicas sobre como limpar aliança. Vamos lá!
https://www.pexels.com/photo/water-splash-on-brown-rock-5328900/
A duração da aliança
Antes de sabermos como limpar aliança, vamos conversar sobre a sua duração comum. Falar sobre a duração das alianças em geral não faz muito sentido em relação à limpeza, pois tudo vai depender do material de que são feitas.
Dependendo dos recursos financeiros dos cônjuges, as alianças podem ser de prata, cobre, aço, latão, ferro ou eventualmente madeira. No entanto, a tradição diz que as alianças são feitas de metal resistente por excelência: ouro, ou melhor, liga de ouro.
As que estão no mercado são 18kt, 14kt ou 9kt, que indicam a porcentagem de ouro puro dentro da liga. Nesse caso, os metais que têm melhor duração para as alianças são ouro amarelo, branco e rosa, além da prata banhada a ródio.
Como limpar aliança: frequência de limpeza
Quanto à frequência da limpeza, sugerimos que você leve suas alianças a joalherias uma vez a cada dois anos para alianças de ouro amarelo ou rosa, e pelo menos uma vez por ano para ouro branco verdadeiro ou prata. Já a limpeza doméstica pode ser feita com a frequência que você quiser.
Abaixo, deixamos algumas ideias caseiras de como limpar aliança, para quem quer tentar deixá-la mais brilhante sem ter de gastar dinheiro em joalherias.
Leia:
1. Limpando a aliança com água e detergente neutro.
Pode parecer óbvio, mas água e detergente neutro fazem milagres! Sem restrições, a água e o detergente neutro podem ser usados para limpar todos os tipos de alianças em Ouro ou Prata e até com pedras como o diamante. É muito simples, basta passar um pouco de detergente neutro em uma escova bem macia e esfregar sua aliança delicadamente, após realizar esse procedimento, enxergar bem e secar com um pano bem macio.
2. Usando produtos de limpa joias.
Hoje em dia no mercado há alguns produtos ótimos que limpam prata e ouro, você pode comprá-los sem restrições e com ótimo custo benefício. A forma de usar irá variar de produto para produto e de aliança para aliança, tendo em vista que algumas possuem pedras, caso adquira um desses produtos, procure saber o que pode e o que não pode.
3. Como limpar aliança com flanela mágica
Simples e eficaz, as famosas flanelas mágicas são vendidas por um ótimo preço e ajudam a limpar e polir sua joia. Isso ocorre porque existe um produto nessas flanelas que ao passar na joia de prata ou ouro, ela limpa e proporciona um polimento rápido, perfeito para o dia a dia e você pode carregar para todos os lugares.
4.Folha de alumínio
Este método não deve ser usado para jóias com pedras duras, como turquesa, opala, cornalina e menos ainda pérolas. Em uma panela, coloque uma folha de alumínio no fundo com o lado brilhante para cima.
Adicione bastante água e leve para ferver. Despeje duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio por litro e mergulhe a aliança na panela por cerca de dez segundos ou alguns minutos se a aliança estiver muito oxidada, em seguida, remova a joia com uma pinça de cozinha ou uma colher.
Seque com um pano macio e pronto, a aliança possivelmente estará limpa e brilhante. Como alternativa, em vez de bicarbonato de sódio, você pode usar uma colher de sabão em pó por cerca de dez minutos. Enxágue e seque com um pano macio.
5.Pasta de dentes
Uma maneira clássica de limpar joias, e até alianças de prata, por exemplo, é usar uma escova de dente macia e uma pequena quantidade de pasta de dente. Funciona com os dentes e também com as joias: esfregue, enxágue e seque delicadamente as joias.
6.Como limpar aliança com amônia
Esse método não deve ser usado para alianças com pedras ou pérolas e aconselhamos a não realiza-lo sempre. Em uma xícara de água quente, não precisa estar fervendo, despeje um terço de um copo de amônia. Deixe as joias de molho por no máximo 15 minutos e enxágue bem antes de secar.
7. Vinagre
Mesmo que seja um condimento usado para comida, não pense que o vinagre é ineficaz. Na verdade, se muito concentrado, pode ser perigoso.
Mergulhe as alianças em meia xícara de vinagre branco misturado com duas colheres de sopa de bicarbonato de sódio. Deixe de molho por duas ou três horas, depois enxágue e seque.
Gostou das nossas ideias e dicas sobre como limpar aliança? Esperamos ter ajudado você. Até a próxima!