Como Limpar Aliança de Prata? Métodos para Polir!

Como limpar aliança de prata? As opções para trazer de volta o brilho para os metais preciosos como a prata são bastante simples, porque se trata de um metal que facilmente recupera a sua beleza original.

Existem alguns métodos simples que você pode usar para limpar suas alianças de prata, além de poder passar esses métodos para outras jóias também feitas de prata, desde que tenha cuidado caso as mesmas sejam muito delicadas ou possuam pedrarias.

Se você tem uma aliança de prata, é importante que ela seja brilhante porque você a coloca todos os dias para sair ao trabalho ou para se divertir. A prata é um metal precioso, perdendo apenas para o ouro, que pode se sujar facilmente, especialmente se usado todos os dias.

Nesse conteúdo vamos desmistificar os motivos para a prata ‘’escurecer’’, além de trazermos algumas dicas interessantes de como limpar aliança de prata para ajudar você nessa empreitada. Acompanhe-nos nessa leitura interessante!

Por que a prata escurece?

A prata é um material reflexivo, e como você deve bem saber, uma joia ou a própria aliança começa a escurecer e a ficar pouco brilhante com tempo.

Fatores como suor, poeira, poluição, resíduos de alimentos ou outras coisas podem manchar a prata que perde seu brilho original, uma característica que a torna verdadeiramente elegante.

Uma grande curiosidade das joias em prata no geral, é que elas escurecem também ao ficarem muito tempo guardadas sem uso, então nesses casos, ao tirar uma joia de prata para usá-la, talvez você precise realizar um dos procedimentos abaixo.

Para evitar que isso aconteça ou, melhor ainda, para reparar esses danos, existem vários métodos, os quais vamos ensinar no próximo tópico, então continue lendo!

Como Limpar Aliança de Prata – https://unsplash.com/photos/jKvwtbrxzdY

Como limpar aliança de prata? Métodos definitivos!

Mas então, quais são os meios disponíveis que possuímos para realizar a limpeza de alianças feitas de um metal tão precioso como a prata? O que devemos fazer para polir esse tipo de metal e deixá-lo com aspecto de uma joia nova?

Conforme mencionado no início do conteúdo, esse tutorial não se restringe apenas para as alianças – apesar de as mesmas serem o centro de nossas dicas – e pode ser estendido no caso de outras jóias feitas de prata.

Isso desde que tenhamos cuidado caso as mesmas possuam pedras adicionais que podem ser danificadas devido ao uso de algum produto químico que não afeta a prata diretamente, mas que pode danificar uma pequena pedra.

Veja também: Ouro Branco ou Prata: qual escolher?

Leia com a gente e veja métodos definitivos de como limpar aliança de prata:

Como limpar aliança de prata usando produtos específicos?

Atualmente no mercado você pode encontrar muitos produtos específicos que são projetados especificamente para limpar bem a prata.

Um produto bem conhecido para limpar as pratas e com um ótimo custo benefício é o ‘’Limpa Pratas Monzi’’. 

Você pode limpar sua joia depositando um pouco de produto em um algodão e depois enxaguando em água corrente ou deixar as joias submersas no produto por apenas 10 segundos e enxaguar em água corrente também. Após ambos procedimentos, é necessário secar bem com uma flanela macia.  

Limpe um anel de prata com limão

Além dos produtos específicos para limpar uma aliança de prata, você também pode usar métodos caseiros alternativos. Uma delas envolve o uso de um limão, uma fruta facilmente encontrada por qualquer pessoa.

Você vai precisar do suco de limão, que pode ser retirado apenas espremendo a fruta em um copo, juntamente com a ajuda de um pano de algodão. Se precisar limpar outros itens de prata com manchas difíceis de alcançar, use uma escova de dente velha.

Se notar um tom esverdeado, não se preocupe, pois é o suco de limão que puxa a parte oxidada para fora da aliança. Assim que terminar, enxágue a aliança suavemente em água fria corrente e, em seguida, seque com um pano limpo, também feito de algodão.

Como limpar aliança de prata com bicarbonato de sódio?

Já se sabe que o bicarbonato de sódio se torna um aliado infalível para a limpeza, portanto, também o usaremos para limpar um anel de prata.

O bicarbonato é um pó fino e ligeiramente abrasivo, por isso é muito adequado quando as camadas de sujeira são particularmente difíceis. Você pode criar um creme ligeiramente abrasivo misturando bicarbonato de sódio com uma gota de água.

Limpe a solução com um pano ou com a escova de dente velha de costume e voilà seu anel volta como novo e recupera seu brilho original.

Pasta de dente na limpeza das pratas 

É necessário utilizar um pouco de pasta de dente branca e uma escova bem macia ou um pano macio. Após esfregar delicadamente e remover a sujeira da sua prata, deverá enxaguar em água corrente e secar bem. 

Banho de ródio feito por um ourives de confiança

Certamente o melhor é confiar seu anel a um ourives de confiança que avaliará cuidadosamente o trabalho a ser feito.

Para ter um anel de prata brilhante, o passo mais importante é o banho de ródio feito pelo ourives após o polimento, através de uma imersão em um tanque galvânico, o anel ficará protegido mesmo de pequenas abrasões e oxidações.

É um procedimento técnico que somente joalheiros e ourives possuem o acesso. No banho de ródio, a prata é revestida com uma camada muito fina de ródio (metal do grupo da platina) por meio de um banho galvânico.

Isso tornará sua aliança ou qualquer outra joia em prata, como se fosse nova outra vez! 

Rolar para cima