Como Medir o Dedo para Aliança? Técnicas que podem ajudar!

Como medir o dedo para aliança? Se você chegou a essa página é provavelmente porque está procurando uma resposta para a pergunta que usamos para iniciar o conteúdo. Medir uma aliança não tem uma resposta simples e não tão óbvia como muitos acreditam.

O principal fator é o formato dos dedos e, ainda menos óbvio, o dedo escolhido. Vamos dar um exemplo prático: você está procurando uma aliança para fazer a proposta de casamento ou até mesmo de noivado.

Tradicionalmente, nessas duas situações específicas, a aliança vai ser colocada no dedo anelar da mão esquerda. Como você pode notar pela sua própria mão, o formato do dedo anelar é diferente do formato do dedo indicador.

Por isso é importante saber como medir o dedo para aliança, assim, você se certifica de comprar a joia correta, principalmente se estamos falando de uma surpresa. Leia com a gente e veja ideias bem práticas de como fazer isso!

pexels-frederick-medina-5093833

Como medir o dedo para aliança?

Feita essa introdução, vamos ver como comprar uma aliança sem saber o tamanho do dedo. Existem muitos métodos, como imprimir uma página com círculos que representam as várias medidas e colocar alguma aliança ou anel da pessoa para ver a qual círculo e medição o dedo corresponde.

A nossa recomendação é que evite essas técnicas, pois o risco de cometer erros é muito alto. Faça somente caso nenhuma das nossas outras dicas sejam suficientes para ajudar nessa tarefa tão importante.

Com nossas dicas, queremos dizer 4 métodos principais que oferecerão a você uma taxa de sucesso muito alta, os quais estão bem especificados abaixo. Leia:

Medir alianças com ajuda de um joalheiro

Esse é o mais correto porque confiamos a profissionais que possuam o equipamento adequado para realizar a medição. É a opção perfeita caso esteja pensando em comprar uma aliança ou anel para si próprio.

Pegue um anel escondido

Uma opção interessante de como medir o dedo para aliança é pegar alguma joia que a pessoa que vai usar o seu presente já usa. Quanto mais semelhante ao modelo de aliança que você vai comprar, melhor.

No caso de pessoas que já usam uma quantia considerável de anéis e possuam bastante joias, isso fica ainda mais fácil. Basta ter acesso ao local em que a pessoa guarda suas joias e pegar uma aliança ou anel escondido.

Assim, basta levar essa aliança até a joalheria de sua escolha, seja uma qualquer ou até mesmo onde você já vai comprar a aliança em questão e fazer a medição.

Caso isso não seja possível, ou seja, caso não consiga “roubar” a aliança temporariamente da pessoa, tente pegá-la por um curto período de tempo na casa da pessoa em questão para fazer a medição correta com base nas ideias que propomos anteriormente.

Dessa forma, ficará muito mais fácil de como medir o dedo para aliança, pois assim você terá a confirmação da numeração da pessoa em questão, diminuindo e muito a chance de errar, e, consequentemente, ter que trocar a aliança por um número maior ou menor.

Peça ajuda a um terceiro

Como última maneira é dica de como medir o dedo para aliança, trouxemos a ideia de pedir ajuda a um terceiro para ter a certeza de estar escolhendo a numeração certa para a aliança em questão, seja ela de compromisso, noivado ou casamento.

Mas, quem é essa pessoa? Isso vai depender de sua vontade e intimidade para com a pessoa. Alguns homens preferem recorrer às sogras, ou seja, as mães das pretendentes, que na grande maioria das vezes são as mulheres mais próximas às futuras namoradas, noivas ou esposas.

Isso também vale quando o assunto é o inverso, ou seja, no caso de mulheres que desejam presentear o homem com alianças, o que é uma tendência bem real e que vem aumentando a cada ano que passa.

Com essa ajuda, você pode solicitar a informação do tamanho da aliança, seja para essa pessoa perguntar indiretamente a quem irá receber a aliança, ou até mesmo para colocar o outro método citado em ação, ou seja, “roubar” algum anel ou aliança da pessoa temporariamente.

Mas tome cuidado nessa escolha, afinal, a pessoa deve ser de confiança – muitas sogras não aguentam a emoção e acabam contando sobre a surpresa para as suas filhas, o que estraga com todo o momento.

Algumas dicas práticas sobre a medição de alianças

Encontrar a medida exata não é tão simples como acabamos de ver. Se você tem uma aliança da pessoa que quer te surpreender, certifique-se de que seja de um modelo semelhante ou igual ao que vai comprar, além de ser do mesmo dedo onde a pessoa irá colocar a aliança que você vai presenteá-la.

Normalmente os dedos da mão direita são ligeiramente maiores do que os da mão esquerda. O oposto é verdadeiro para uma pessoa canhota.

A largura dos dedos também pode variar de acordo com a temperatura da estação ou a atividade diária. No verão, as mãos tendem a inchar quando estão quentes, enquanto no inverno, quando estão frias, elas tendem a diminuir de tamanho.

O ideal é encontrar o tamanho certo, ou seja, que a aliança não aperte muito no verão, ou que escorregue no inverno com baixas temperaturas ou mesmo quando você lava as mãos.

A forma da aliança afeta o tamanho, e isso não deve ser subestimado de forma alguma. Cada modelo tem um ajuste diferente no dedo dependendo, portanto, conforme mencionamos anteriormente, o ideal é que você pegue um anel ou aliança da pessoa em questão que seja semelhante ou que você irá comprar.

Para qualquer dúvida ou necessidade, não hesite em contatar um joalheiro de confiança, pois ele mais do que ninguém poderá ajudar você nessa tarefa tão difícil que é encontrar o número correto do dedo da pessoa que será apresentada com a aliança em questão.

Essas foram as nossas dicas e ideias de como medir o dedo para aliança, esperamos que tenham sido úteis para você e também para a sua companheira (o). Ficou alguma dúvida? Então comente abaixo que vamos ajudá-la a retirá-la. Até a próxima!

1 comentário em “Como Medir o Dedo para Aliança? Técnicas que podem ajudar!”

  1. Pingback: É Seguro Comprar Alianças pela Internet? - AliançaPerfeita.com

Comentários encerrados.

Rolar para cima