Como saber se a Aliança é de Ouro? 4 dicas para Identificar!

Como saber se a aliança é de ouro? É muito importante saber reconhecer o ouro, pois o ouro antigo também é muito valioso no mercado atual.

Muitas pessoas têm moedas de ouro em casa sem saber dizer se é ouro verdadeiro ou algum outro metal qualquer. O que pode parecer ouro real aos olhos pode ser apenas uma “prata dourada”.

E, definitivamente, há uma grande diferença entre os dois. Este último é praticamente de pouco valor, enquanto o ouro verdadeiro tem um valor muito alto, mesmo quando estamos falando de algo muito usado.

Então, como saber se a aliança é de ouro verdadeiro ou ouro falso? Com as 4 dicas que apresentamos abaixo, será bem mais fácil de compreender se você está segurando em mãos uma aliança de ouro puro ou ouro falso.

1. Procure sinais da classificação do Ouro

A maioria das joias de Ouro possuem um carimbo com a porcentagem de ouro que ela foi fabricada. Exemplo: se um anel foi feito em Ouro 18K, normalmente em alguma parte terá essa sigla ou 750 (que é a quantidade de ouro na joia), assim para joias 24K ou 14K.

Conforme indicamos na imagem abaixo, esse carimbo costuma ficar no interior da aliança.

Imagem criada através do Canva Pro.

Em caso de brincos ou outras joias o carimbo costuma ficar sempre na parte interna ou em alguma parte discreta da joia.

2. O ouro deve afundar na água

Como saber se a aliança é de ouro? Jogue a mesma dentro de ouro em um copo cheio de água. O ouro é um metal pesado, ou seja, o ouro verdadeiro deve afundar rapidamente. Qualquer suposta joia de ouro que flutua ou não afunda rapidamente não é ouro de verdade.

Esse é o teste mais comum a ser realizado, podendo ser feito de forma rápida e bem prática no conforto de sua casa. Porém, vale ressaltar que a água não deve possuir nenhum componente adicional, como o gás.

Além disso, vale ressaltar que o ouro verdadeiro afunda devido a sua densidade ser maior que a da água.

Esse teste pode não dar certo em modelos de alianças de ouro fina, onde o ouro é extremamente fino ou possuir uma densidade menor que a da água – por mais difícil que seja de acontecer – e acabando por flutuar.

3. Como reconhecer ouro com um ímã

Como saber se a aliança é de ouro? O teste com ímã é outro bem simples de ser realizado. O teste magnético é outro bom teste para determinar se o ouro é verdadeiro ou falso.

Se a sua aliança de ouro é atraída por um ímã, definitivamente não é ouro verdadeiro. No entanto, isso não significa que não haja ouro em sua aliança, apenas que ela não é feita com uma quantidade significativa de ouro.

Então, se você tiver uma aliança de noivado banhada a ouro – o que é bem comum – a mesma irá ser levemente atraída pelo ímã.

Mas, se você comprou como “ouro verdadeiro” e mesmo assim o ímã atrai a aliança, é necessário conversar com o joalheiro que a vendeu, para entender melhor o teor do ouro utilizado na fabricação da sua joia.

4. Avaliação profissional

Como saber se a aliança é de ouro é a pergunta que todos aqueles que prezam pela qualidade do produto possuem. Citamos várias formas de testar na sua própria casa, o que provavelmente já deve ter solucionado seu problema.

E é claro que esta é uma pergunta inevitável, mas uma maneira infalível de como saber se a aliança é de ouro é real ou não é levá-la a um joalheiro experiente para realizar uma avaliação detalhada.

Um joalheiro experiente tem o conhecimento adequado e, acima de tudo, as “ferramentas infalíveis” para reconhecer o ouro e distinguir o verdadeiro do falso.

Não só isso: ele também poderá dizer que tipo de ouro é, a porcentagem de ouro puro contida na sua aliança e o valor de venda caso você esteja interessado na comercialização da mesma.

Todos os joalheiros e compradores de ouro possuem um kit que lhes permite reconhecer o ouro com um simples teste.

Então, alguns, particularmente especializados em tipos específicos do material, por exemplo, utilizando uma máquina denominada como “espectrômetro de raios X” #, uma máquina altamente sofisticada que analisa o metal por raios X, fornecendo o quilate exato da sua aliança.

Portanto, caso tenha seguido todas as nossas dicas supracitadas e ainda sim tenha dúvidas, a saída realmente é buscar a ajuda de um especialista no assunto para acabar com todas as inseguranças em relação a sua aliança. Até a próxima!

Rolar para cima