Entenda quais são as diferenças do Teor do Ouro 24K, 18K, 14K e 10K

Quais as Diferenças do Teor do ouro 24K, 18K, 14K e 10K? Hoje vamos falar um pouco sobre as diferenças de teor do ouro. O teor do ouro é o termo usado para determinar a pureza do Ouro.

O ouro puro é classificado como ouro 24K (quilates). O “K” de quilates serve como uma forma de medir a pureza do ouro e das joias.

O ouro puro é dividido em 24 partes e é por isso que chamamos de Ouro 24K. Agora, para saber as diferenças entre o ouro 24K, 18K, 14K, e 10K continue a leitura.

Ouro 24K

O ouro 24K é o estado mais puro do Ouro, nesse estado dificilmente o ouro é usado para fabricação de joias, pois não é rígido o suficiente. Também conhecido como ouro mil, essa expressão se dá devido ao Ouro 24K ser o estado puro do Ouro, ou seja 100% de Ouro. O ouro 24K ou Ouro Mil, além de puro, possui uma flexibilidade que amassa e arranha com facilidade, o que não torna nada vantajoso para alianças, por exemplo. 

Por isso, é mais fácil encontrar o Ouro 24K em barras para comprar e investir, do que joias fabricadas em Ouro 24K. Para confecção de joias, é necessário uma mistura na liga de ouro, para proporcionar a rigidez necessária na joia.

Quando for pesquisar o valor da grama do ouro, lembre-se que esse valor sempre estará se referindo ao ouro 24K (ouro mil, o ouro puro). Existem muitos sites onde você encontra o valor atualizado da grama do ouro diariamente, caso você esteja pensando em comprar barras de ouro para investir, consegue monitorar esse valor. 

Ouro 18K

Agora que já entendemos que o Ouro 24K (ouro mil) é o ouro mais puro e também, o ouro maleável e não apropriado para confecção de joias, vamos entender o tão famoso Ouro 18K. O Ouro 18K, também conhecido como Ouro 750, nada mais é do que 75% de ouro em uma joia. O ouro 18K possui 18 partes de 24 de Ouro.

Você pode estar se perguntando, por que a joia é feita somente com 75% de ouro? Bom, o ouro puro é flexível demais e digamos que joias em ouro 24K iriam amassar e riscar com uma enorme facilidade, podendo vir até a quebrar. Por isso, o ouro 18K é um dos preferidos para fabricação de joias em ouro. 

No caso do ouro 18K (ouro 750), é adicionado na liga (mistura) do ouro 25% de outros materiais, como a prata, zinco ou cobre, por exemplo. Esses materiais proporcionam a rigidez adequada para a fabricação de joias. Outro fato curioso é que dependendo da cor do ouro, será adicionado mais de um metal do que do outro. No caso do Ouro Branco 18K, esses 25% são prata e paládio, tornando o ouro de cor natural amarela para uma cor quase branca. 

Ouro 14K

Como você deve imaginar, o Ouro 14K possui 14 partes de Ouro em 24. Digamos que numa escala de 0 a 100, tem 58,5% de ouro puro e o restante são outros materiais para dar a liga e também, diminuir o custo de alguma maneira de uma aliança ou joia qualquer. Os materiais usados para essa mistura são os mesmos do ouro 18K, prata, zinco, cobre, entre outros, porém em quantidade maior. 

O ouro 14K possui um melhor custo benefício em relação ao ouro 18K e também possui uma rigidez maior, devido aos materiais usados em sua mistura proporcionarem mais dureza na joia. No entanto, joias em 14K são menos valiosas do que joias em 18K pois no final das contas, possui menos ouro.

Ouro 10K

O ouro 10K nada mais é do que 10 partes do ouro puro (ouro 24K). Nesse caso, joias em 10K possuem somente 41,7% de ouro puro e o restante são outros metais já citados anteriormente. Devido a quantidade dos outros metais serem maiores do que a quantidade de ouro, torna as joias de 10K mais baratas. 

Joias em 10K são difíceis de ser encontradas pois no Brasil só é considerado uma peça de ouro acima de 14K. É importante lembrar que essa classificação varia de país. Porém, pensando no custo benefício do ouro 10K, existem lugares onde você consegue encontrar uma aliança de casamento de ouro 10K, a Casa das Alianças é uma opção.  

Diferença entre Ouro 18K e Ouro 14K

Resumidamente, a diferença entre o Ouro 18K e o Ouro 14K é a quantidade de ouro puro que irá na composição final da Joia. O Ouro 18K possui mais ouro em sua liga do que o Ouro 14K. Essa diferença não dá para ser notada a olho nu, se pegarmos uma aliança de ouro 18K e formos comparar com uma aliança de 14K, ambas serão iguais. 

O que irá ditar essa diferença é o valor da joia, pois alianças 18K são mais caras do que alianças 14K, já que sabemos que 18K possui mais ouro puro do que 14K. No vídeo a seguir você poderá entender melhor essa diferença. 

Qual melhor teor de Ouro para alianças? 

Bom, agora que você entendeu a diferença do teor do ouro, pode estar se perguntando: qual melhor ouro para alianças? O ouro 24K não é indicado para as alianças devido a sua fragilidade, então você encontrará alianças de Ouro 18K, 14K e até mesmo ouro 10K. 

O Ouro 18K é o melhor ouro para alianças, como em sua liga (mistura) possui 75% de ouro, isso tornará sua aliança mais valiosa. Porém, caso você compre uma aliança de 14K, também estará fazendo um bom negócio, já que ainda assim sua aliança terá mais de 50% de ouro em sua totalidade.  

Entenda também quais são as diferentes cores de Ouro para Alianças.

Esperamos que tenha gostado da leitura e te convidamos a ler mais conteúdos em nosso site :).

Qual mão usar aliança de casado

13 dicas de como tirar o anel do dedo inchado 

Abraços e até mais!