O que são os diamantes de laboratório

  • Post author:
  • Post category:Dicas
You are currently viewing O que são os diamantes de laboratório

Quem não adora diamantes? Eles estão entre as pedras mais valorizadas do mundo e são as preferidas no mundo das joalherias. Elas são as melhores escolhas para uma pedra nas alianças de noivado e ficam muito bem em qualquer tipo de aliança ou joia.

Mas, por mais que a mineração de diamantes seja um mercado de alto valor, a mudança dos valores na sociedade trouxe preocupações e inovação que trouxeram ao mundo os diamantes sintéticos, ou seja, feitos completamente em laboratório, sem a necessidade de encontrá-los e retirá-los da Terra. Mas o que eles são, exatamente?  

Como é feito o diamante sintético

O diamante, na natureza, se forma abaixo da terra sob uma grande pressão e temperatura, que são as condições perfeitas para que em um processo que ocorre ao longo dos séculos, o carbono se organize nos lindos cristais que conhecemos como diamantes. Estas estruturas são muito estáveis, permitindo que o diamante seja resistente.

O diamante de laboratório é feito em máquinas especiais que recriam as condições de temperatura e pressão que fazem os diamantes, com o diferencial de que o processo no ambiente controlado felizmente não dura séculos.

Qual a diferença de diamantes sintéticos para o natural

Essencialmente: Nenhuma. O diamante sintético não é uma imitação de diamante assim como a zircônia, mas sim um diamante de verdade que é criado industrialmente ao invés de retirado da terra. Não existe, portanto, diferença entre um diamante natural e artificial e eles podem ser avaliados sobre os mesmos parâmetros de corte, claridade e tamanho.

Vale a pena comprar um diamante de laboratório?

Como dissemos, o diamante de laboratório tem a mesma qualidade de um diamante natural, então a única diferença real é a produção e o custo. A pergunta de um milhão é: o diamante de laboratório é mais barato?

Sim! Mesmo que custe bastante para produzir um diamante em laboratório, você provavelmente irá pagar um valor levemente abaixo do mercado por um diamante de laboratório. Por conta desta restrição de preço, escolher um diamante de laboratório pode significar também conseguir uma pedra maior. 

Por que escolher diamantes de laboratório

Os diamantes de laboratório existem como uma resposta às preocupações da sociedade quanto à cadeia de produção de diamantes. O mercado de mineração é diverso e possui muitas empresas preocupadas, mas ele também está associado ao financiamento de milícias e guerras civis (os chamados diamantes de sangue), condições abusivas de trabalho e até mesmo trabalho infantil.

Algumas pessoas também se preocupam com o meio ambiente e os impactos da mineração, mas se este for seu caso saiba que por mais que não cause tanto impacto quanto a mineração, para que um diamante de laboratório seja considerado ecológico ele deve ser produzido com energia sustentável, pois as máquinas usadas consomem muita energia.

Onde comprar diamantes de laboratório

A tecnologia é recente e infelizmente as preocupações com o meio ambiente e ética na produção de diamantes não é tão discutida no Brasil. Apesar de algumas marcas como a GAEM usarem diamantes de laboratório, eles permanecem uma esperança para o futuro, por enquanto.

Mas nem tudo está perdido! A Pandora, uma das maiores joalherias do mundo, anunciou recentemente seu investimento em diamantes sintéticos. A coleção foi feita no Reino Unido no ano passado e a marca tem a intenção de expandir, ainda em 2022, produtos do tipo pelo mundo.

Espero que isto te ajude a decidir sua opinião sobre diamantes de laboratório e se eles realmente valem a pena. Comente sua opinião abaixo!