Ouro Branco ou Prata: qual escolher?

You are currently viewing Ouro Branco ou Prata: qual escolher?

Ouro branco e prata são materiais muito populares para alianças, principalmente alianças brancas. Mas qual dos dois é o melhor? A resposta mais curta é que depende, mas há vantagens e desvantagens para cada um dos metais. Vamos explorar qual deles faz mas sentido para a sua aliança.

Mesmo tendo a mesma cor, muitas pessoas ainda se perguntam a diferença entre ouro branco e prata. Neste artigo, você vai conhecer mais sobre os dois metais, quais são as diferenças entre eles e quais são os prós e contras de cada um. 

O que é ouro branco

O ouro branco é uma liga de ouro feita com uma quantidade maior de metais como a prata, paládio e platina, que tem coloração branca. Mas não basta que o ouro fique mais claro com esta liga, o ouro branco precisa ser finalizado com um banho de Ródio, um metal nobre que dá ao produto final o brilho e cor prateada.

O ouro branco, então, não é um metal, mas um tipo de ouro e tem características parecidas com o ouro amarelo, com a diferença única da camada de ródio que está por cima que dá proteção extra, mas por outro lado precisa ser renovada.

Como saber se é ouro branco ou prata

Para saber sobre os materiais de uma aliança ou joia, um dos métodos mais fáceis é saber da procedência da peça. Muitas joias e alianças que vem de joalherias tem certificados de autenticidade, que incluem seu material. 

A falta de um certificado do tipo pode ser um sinal de que a joia não é autêntica, mas em alguns casos, como alianças mais antigas, um certificado pode não estar disponível. Peças antigas de prata podem estar escurecidas e, por outro lado, o ouro branco perde sua camada de ródio e pode ficar mais amarelado se for velho.

Uma das mais simples que não danifica a peça é o teste do imã, mas nem o ouro branco nem a prata são metais magnéticos, então se a aliança reagir com força ao imã é possível que não seja de nenhum dos dois.

Os testes mais definitivos podem danificar a joia. O teste de oxidação é feito com água sanitária ou vinagre. Pingue um pouco na peça e aguarde aproximadamente meia hora. Se a peça escurecer no pedaço, ela provavelmente é feita de prata. 

A melhor opção é levar para a avaliação de um profissional, que poderá determinar se a joia é de ouro branco ou prata sem danificar ela caso você queira manter ou vender.

Do que tem que ser a aliança de namoro

O mais indicado para uma aliança de namoro é usar a prata, que é o material tradicional para este tipo de aliança. A prata é apropriada não só por ser o metal que representa a pureza do relacionamento e a sabedoria necessária para seu crescimento, mas por ser um metal nobre que é mais facilmente acessível para casais mais jovens.

Mas, se você já leu outros artigos do site, você sabe que as tradições não são regras e o importante é que você faça uma escolha que tenha sentido para você! Outras opções como o aço e o tungstênio são populares para alianças de namoro e o ouro branco, por mais que um investimento muito alto para um namoro, também pode ser usado.

Qual a diferença entre prata e ouro branco

A principal origem das diferenças entre os dois materiais é que a prata é um metal propriamente dito enquanto o ouro branco é uma liga específica de ouro. Por conta disso, cada um tem desvantagens e vantagens.

A prata é um metal branco mais barato que é naturalmente branco, com o brilho inconfundível que não muda de cor se bem cuidada e, ao contrário do ouro branco, não precisa de banhos de ródio para se manter prateada. 

O ouro branco é uma liga revestida por ródio, os dois metais são resistentes à oxidação, então dificilmente irão escurecer ao contrário da prata. O ouro branco é mais valioso e tem resistência à oxidação e riscos.

Qual é melhor, prata ou ouro branco

Depende do tipo de aliança que você quer! A prata é um material mais barato e acessível do que o ouro. Por isso, ela é mais recomendada para alianças de relações como alianças de namoro e compromisso.

Por outro lado, a característica do ouro banhado à ródio faz do ouro branco um material mais indicado para alianças que serão usadas a longo prazo, como alianças de casamento e alianças de noivado.

E aí, qual você prefere? Lembre-se sempre que o mais importante é sempre sua escolha e o que faz mais sentido para você!