Ouro Branco Vs Ouro Amarelo: Qual é melhor?

O ouro branco e o ouro amarelo são os metais mais populares para as alianças e fazem parte da maior das alianças de casamento. As duas cores de ouro são muito populares e possuem muito em comum, mas entre ouro branco ou ouro amarelo, qual é a melhor escolha?

Não há uma resposta certa para esta pergunta, mas neste artigo, falaremos sobre as principais diferenças entre os dois metais e as recomendações específicas para cada um, para que você possa escolher o material mais adequado para sua aliança! Confira tudo que você precisa saber para comparar estes dois tipos de ouro!

O que é ouro branco

Quando fazemos uma joia com ouro, ele nunca é puro. O ouro 100% puro é maleável e por isso ele costuma ser misturado com outros metais para dar maior estabilidade. O ouro branco é feito misturando o ouro com uma fração maior de metais brancos como o paládio e a prata. 

A mistura desta liga cria um metal que ainda tem a cor amarelada mais clara, e com um tom mais fosco, que é chamado de ouro champagne. Quando esta liga sofre um banho de ródio, um outro metal precioso, ela realmente se torna ouro branco e ganha um brilho prateado especial, similar ao da prata.

Qual é mais caro: ouro branco ou amarelo?

Com isso em mente, muitas pessoas podem estar se perguntando qual vale mais, o ouro branco ou o ouro amarelo. Em teoria, o ouro branco é mais valioso do que o ouro amarelo. Enquanto as ligas de ouro amarelo são muito valorizadas, o custo de produção do ouro branco é mais alto. 

Imagem Canva Pro.

O ouro branco tem um preço mais alto porque o ouro branco, além de conter ouro, normalmente tem uma concentração maior de paládio, platina e prata, que são metais mais caros, além do banho de ródio que também é um metal precioso.

Mesmo assim, em algumas das joalherias é comum que os modelos de ouro com o mesmo design tenham o mesmo valor mesmo que sejam feitos com cores de ouro diferentes. Ainda que em alguns casos o ouro branco seja mais caro, o preço provavelmente não será um fator decisivo para decidir entre os dois.

Ouro branco ou ouro amarelo: qual devo escolher?

Cada um dos materiais têm características específicas, então a escolha entre os dois é uma questão de preferência pessoal, vamos discutir sobre cada um individualmente para que você possa decidir qual faz mais sentido para você!

O ouro amarelo é a cor mais convencional de aliança e a mais associada ao casamento. O ouro é o mais indicado tradicionalmente para as alianças e um anel de ouro é muito mais reconhecível como uma aliança do que outras joias. O ouro amarelo tem uma cor mais persistente se bem cuidado em relação ao ouro branco, pois o dourado é sua cor natural.

O ouro branco, por outro lado, é um modelo para quem gosta da cor prateada, mais elegante e discreto que o ouro amarelo, mesmo que não seja convencional. O ouro branco é mais resistente a riscos por conta de sua camada de ródio, e tem a mesma resistência à oxidação que o ouro amarelo. Porém, pode ser necessário que se faça manutenção do ouro, pois a camada de ródio lentamente se desfaz com o tempo e precisa ser substituída.

Aliança ouro branco e amarelo

Uma ótima solução para este problema que algumas pessoas interessadas em joias modernas estão adotando é simplesmente combinar as duas coisas! Alianças que usam mais de um metal estão cada vez mais famosas e podem ter vários designs diferentes. A tradição é famosa na Cartier, com as alianças de três ouros, mas são encontradas em diversas joalherias, mais notável entre elas a Vivara.

Rolar para cima