Quais são as bodas de casamento? Veja 35 tipos diferentes!

Um casal de idosos. Um senhor entregando um buquê de rosas vermelhas para uma senhora.

As bodas de casamento são representações dos aniversários de um casal e funcionam como uma renovação anual do compromisso do casamento. As bodas mais famosas são as bodas de prata e as bodas de ouro, que representam o aniversário de 25 e 50 anos respectivamente.

O que muita gente não sabe é que existem bodas de casamento para cada um dos aniversários, não apenas as de ouro e prata. A cada ano o casamento é fortalecido e comemorado! Confira agora a lista completa de quais são as bodas de casamento e que presente dar nas bodas de casamento.

Bodas de casamento: a lista completa!

Bodas de papel: 1 ano

O papel é o material escolhido para celebrar o primeiro ano de casamento, pois é um material mais frágil e comum. O relógio é o presente moderno para o aniversário de um ano, pois representa o tempo. 

Bodas de algodão: 2 anos

O algodão é um material mais firme, representando o potencial de transformação deste estágio ainda inicial do casamento. 

Bodas de trigo: 3 anos

As bodas de 3 anos de casamento são representadas pelo trigo. O trigo não apenas representa um material hierarquicamente superior ao algodão, mas também acompanha o significado do número 3 na numerologia e representa o crescimento. Em alguns países no exterior também são chamadas de bodas de couro. 

Bodas de linho: 4 anos

O linho é o material que representa laços, além de ser mais resistente do que os outros materiais anteriores. O linho também é o presente tradicional para este aniversário, mas a seda é também aceitável. 

Bodas de madeira: 5 anos

Apesar de em alguns países estas bodas serem de ferro, o mais comum no Brasil é que estas sejam as bodas de madeira. Ela significa o enraizamento da relação. 

Bodas de açúcar: 6 anos

Também chamadas de bodas de perfume por algumas pessoas, as bodas de casamento de 6 anos são muitas vezes esquecidas por virem logo após o marco dos cinco anos. Doces ou perfumes são os presentes mais comuns para este aniversário.

Bodas de Lã: 7 anos

Também conhecidas como bodas de latão no Brasil ou bodas de cobre no exterior, a lã é um material que representa o conforto. Enquanto antigamente estas bodas tinham como presente o cobre ou latão, algo de lã é a interpretação mais moderna.

Bodas de barro: 8 anos

O barro é o material representativo da maleabilidade necessária para manter um relacionamento ao longo dos anos. Estas também são chamadas de bodas de bronze no exterior por ser um metal superior ao latão. 

Bodas de cerâmica: 9 anos

Também conhecidas como bodas de vime em alguns lugares, representa não apenas o endurecer que toma forma a partir do barro, mas também o cuidado e cautela. A cerâmica é o presente tradicional para este ano.

Bodas de Estanho: 10 anos

As bodas de dez anos são as mais comemoradas junto das de prata e de ouro. Nesta celebração, também é comum que seja a primeira renovação dos votos do casal. O estanho é um metal maleável e hoje em dia o diamante é um presente comum para este aniversário.  

Imagem Canva Pro.

Bodas de aço: 11 anos

O aço é considerado um material mais rígido e resistente que o estanho, que é mais maleável e representa a resistência e resiliência do casal. Joias diversas são o presente moderno para as bodas de aço.

Bodas de seda: 12 anos

A seda representa a suavidade, sutileza e refinamento do relacionamento que está passando por este estágio. O presente ideal para as bodas de 12 anos é a pérola, mas também é comum usar a própria seda.

Bodas de renda: 13 anos

A renda representa não apenas as conexões como o linho, mas também a honestidade e transparência de um casal. Produtos têxteis são os presentes mais indicados, mas muitos casais usam especificamente linho ou seda e, entre os mais modernos, há a opção de lingerie.

Bodas de marfim: 14 anos

O material resistente das presas de elefantes é representativo deste estágio do relacionamento. Atualmente, o marfim está associado à caça ilegal e predatória que ameaça as espécies de elefante, portanto, joias de ouro são mais recomendadas como um presente.

Bodas de cristal: 15 anos

As bodas de quinze anos de casado é representada pelo cristal, como um material de clareza, solidez e estabilidade.

Bodas de turmalina: 16 anos

A turmalina é uma pedra que possui diversas cores, muitas vezes tendo mais de uma cor na mesma pedra. Ela é um ótimo presente para os 16 anos de casamento e é considerada uma pedra de proteção;

Bodas de rosa: 17 anos

A rosa simboliza o reviver do romantismo do casal e as flores são o presente ideal para este aniversário de casamento.

Bodas de turquesa: 18 anos

A turquesa é o material que representa as bodas de casamento de 18 anos. A pedra é associada ao coração e simboliza a parceria e o amor, é o presente ideal para este aniversário de casamento específico. 

Bodas de cretone: 19 anos

O cretone é um tecido usado para fazer colchas e tapeçarias que é bem encorpado e, por isso, representa os laços mais fortes que o casal forma com o amadurecimento da relação.

Bodas de Porcelana: 20 anos

Outras bodas populares para a renovação dos votos, as bodas de porcelana, especificamente a porcelana chinesa, representam uma fragilidade específica, mas não no sentido negativo, mas sobre o cuidado e carinho necessário para impedir que o material se quebre.

Bodas de zirconita: 21 anos

As bodas de 21 anos são as de zirconita, um material resistente a riscos e que é um mineral similar à zircônia, muito usada para substituir o diamante.

Bodas de louça: 22 anos

A louça significa a resistência do casal para ter passado todos estes anos juntos sem rachar e quebrar. É também um ótimo presente!

Bodas de palha: 23 anos

Apesar de ser um material não tão rígido, a palha é o símbolo de versatilidade e prestatividade, por ser um material com usos diversos assim como a adaptabilidade do casal a diversas situações.

Bodas de opala: 24 anos

A opala é uma pedra preciosa que cria um efeito multicolorido lindo em contato com a luz, sua preciosidade e valor são os fundamentos das bodas de 24 anos.

Bodas de prata: 25 anos

As bodas de prata são as mais comemoradas nesta lista, a prata representa a renovação da pureza da relação e a sabedoria que foi adquirida pelo casal. É muito comum que nesta comemoração haja a renovação dos votos e também a troca de novas alianças.

Bodas de pérola: 30 anos

A pérola é criada por ostras quando se detecta uma ameaça, que é revestida pela joia marinha. As bodas de pérola representam que o casal criou algo belo mesmo através de todos os momentos difíceis pelos quais passou.

Bodas de Coral: 35 anos

Outro material orgânico que é extremamente resistente, algumas pessoas também chamam estas de bodas de jade, uma pedra ligada ao misticismo e principalmente o bem-estar e a cura.

Bodas de Rubi: 40 anos

O rubi é uma pedra preciosa associada com o amor romântico e é um presente tradicional entre pessoas que se amam há séculos. O rubi já foi uma joia mais valorizada que o diamante e era chamada no século 17 de pedra dos amantes por joalheiros franceses. 

Bodas de Safira: 45 anos

Ao contrário do que se pode pensar, as safiras a que se faz referência aqui não são as pedras que costumamos pensar, mas as safiras rosas, que tem também uma conotação romântica.

Bodas de Ouro: 50 anos

Poucos casais realmente chegam a este estágio do relacionamento, então é muito mais raro, precioso e notável a comemoração de bodas de ouro. Esta é outra ocasião que pede por festa, com direito a renovação dos votos e troca de alianças!

Imagem Canva Pro.

Bodas de Esmeralda: 55 anos

Uma pedra relacionada à nobreza e ao valor, a esmeralda é um presente maravilhoso entre casais pois representa relações duradouras.

Bodas de Diamante: 60 anos

O diamante é um dos materiais naturais mais resistentes conhecidos pelo homem, com o máximo de 10 na escala de mohs, o diamante não pode ser riscado por nada senão outro diamante. Por esta resistência, o diamante foi escolhido para representar o tempo que o casal está junto.

Bodas de Safira Azul: 65 anos

Agora sim, o presente indicado é uma safira de coloração azul. Esta pedra era relacionada aos oráculos da antiguidade pois acredita-se que a safira está ligada à claridade da mente e portanto é o símbolo da sabedoria do casal neste estágio. 

Bodas de Platina: 70 anos

A platina retém os mesmos significados de resistência do diamante, mas em relação aos metais. As bodas de casamento de platina simbolizam este material mais resistente até mesmo que o próprio ouro e joias ou alianças de platina são um presente tradicional para este aniversário.

Bodas de Carvalho: 80 anos

Pode parecer estranho que após diversos tipos de metais e pedras preciosas as bodas mais raras e de maior tempo sejam representadas por uma espécie de árvore. O carvalho foi escolhido pois a árvore é resistente aos elementos e cresce durante todo ano, durando por décadas e criando raízes sem se romper perante ao vento, chuva e sol.

Como surgiram as bodas de casamento?

A tradição de comemorar aniversários de casamento surgiu na antiga Roma, mas as bodas em si são mais reconhecíveis nos povos germânicos da idade média. Começou com as bodas de prata e ouro, onde os casais se presenteiam com guirlandas de prata ou ouro em seus aniversários de 25 e 50 anos. 

Depois de certo tempo, porém, começou a se atribuir significado a outros aniversários, criando uma hierarquia de materiais através de resistência e valor simbólico.

Espero que tenham gostado de descobrir a inspiração de todas essas bodas de casamento. Abraços.

Rolar para cima