Qual a diferença entre Aliança de Noivado e Anel de Noivado?

O noivado é uma data tão especial quanto o casamento na vida de um casal e é por isso que hoje vamos te ajudar a compreender a diferença entre uma Aliança de Noivado e Anel de Noivado. Muitos casais optam por usar sua aliança do casamento também como a aliança de noivado, só que na mão oposta, já que a aliança de casamento se usa na mão esquerda. No entanto, caso queira usar somente o anel de noivado, você também pode! Continue a leitura que vamos te explicar quais são as diferenças entre eles e como usa-los.

Entenda qual a diferença entre Aliança de Noivado e Anel de Noivado?

Muitas pessoas confundem a aliança e o anel de noivado, isso ocorre porque antigamente era tradição o homem que fosse pedir sua namorada em casamento, presenteá-la com um anel tipo solitário. O anel tipo solitário então se tornou o anel de noivado, usado somente pela mulher, já o homem ou usava a aliança de casamento ou não usava aliança nenhuma. 

Independente de qual você escolher para fazer o seu pedido de casamento, saiba que essa joia é muito especial e irá marcar um grande momento. Abaixo separamos uma explicação bem rápida, com intuito de te ajudar a compreender as principais características de uma aliança de noivado e de um anel de noivado e te guiar na decisão de qual faz mais sentido para seu pedido de casamento.

Aliança de Noivado

A aliança de noivado começou a surgir na Grécia Antiga, nessa época os anéis de minérios locais eram usados para simbolizar e marcar a união entre um casal. Nessa mesma época era usado o material de prata para a fabricação dessas alianças, no entanto, com o passar dos anos, a aliança de noivado se popularizou e começou a ser bastante usada em ouro

O design de uma aliança de noivado tradicional é igual ao de uma aliança normal, você poderá escolher entre os tons de ouro e até o teor do ouro que melhor lhe atenderá. As alianças de noivado podem ser lisas ou até possuir brilhantes, isso ficará a critério do casal. 

A tradição da aliança de noivado é muito forte no Brasil, onde ambos na relação utilizam um modelo de aliança diferente da aliança de namoro. As alianças de namoro costumam ser de prata, aço ou tungstênio. Porém, já as alianças de noivado costumam ser de ouro. Muitos casais utilizam a mesma aliança de noivado para selar a união do casamento também, apenas mudando de mão. 

Em qual mão usar aliança de noivado

Afinal, em qual mão usar a aliança de noivado? As alianças de noivado tradicionalmente devem ser usadas na mão direita, no dedo anelar. Portanto, é muito comum a aliança de noivado possuir uma cor diferente da aliança de namoro, pois ambas são usadas na mesma mão e as cores da aliança que irão trazer essa diferenciação do namoro para o noivado. 

Foto de um par de Alianças em Ouro Amarelo. Foto retirada do Unsplash httpsunsplash.comphotosZYet8yoepik

Anel de Noivado

Diferente da aliança de noivado que é usada por ambos na relação, o anel de noivado tem como tradição ser usado somente pela mulher. O anel solitário surgiu em 1477, na Áustria, quando um arquiduque decidiu presentear sua noiva com um anel que possuía um único diamante central. 

Portanto, devido a essa e outras tradições que foram surgindo com o passar dos anos, o anel solitário é considerado um símbolo de amor e romantismo.  É muito comum nos dias atuais o pedido de casamento ser realizado com um anel solitário ao invés de uma aliança de noivado. 

O design de um anel de noivado tradicional é simples mas cheio de elegância. O anel de noivado costuma possuir uma única pedra central, por isso chama-se de solitário. Essa pedra central costuma ser o diamante, mas devido ao seu custo, muitos casais optam por um anel com zircônia ou até cristal. Os anéis de noivado costumam ser de ouro, mas muitos casais também optam pela prata, já que nos dias atuais é fabricado tantos modelos lindos de anéis solitários em prata.

Em qual mão usar anel de noivado

Afinal, em qual mão usar o anel de noivado? A mão em que tradicionalmente se deve usar o anel de noivado é a mão esquerda, no dedo anelar. Mas por que a mão esquerda, se a aliança de noivado é usada na mão direita?

Existem alguns motivos, o primeiro é parecido com a razão pela qual usamos a aliança de casamento na mão esquerda. Devido a uma crença da antiguidade egípcia que dizia que no dedo anelar da mão esquerda estaria localizada a “vena amoris”, única veia das mãos ligada diretamente ao coração. 

Já o segundo motivo de se usar anel de noivado na mão esquerda é que seria uma forma da mulher mostrar que possui um compromisso mais sério além do namoro e está esperando pelo casamento. Sendo assim, no dia do casamento, o noivo só adiciona a aliança de casamento no mesmo dedo anelar da mão esquerda que está o anel de noivado. 

Foto de um anel solitário em Ouro Branco com Diamante central. Foto retirada do Unsplash httpsunsplash.comphotosDpaZr8hPSQs

Bom, essas são as principais diferenças entre a aliança de noivado e anel de noivado, esperamos que tenha gostado do conteúdo. E lembre-se, nada é uma regra, existem muitas mulheres que usam a aliança de noivado e anel de noivado na mesma mão direita, já algumas apenas usam o anel de noivado e não usam alianças até o casamento. 

Caso ainda possua alguma dúvida sobre a diferença entre aliança de noivado e o anel de noivado, deixe abaixo um comentário que nós te ajudaremos! 

Abraços e até mais 🙂 

Leia também:
Como usar aliança de noivado? – Dicas, valores e detalhes!

Rolar para cima