Ouro reciclado: A tendência que promete salvar o planeta 

You are currently viewing Ouro reciclado: A tendência que promete salvar o planeta 

O ouro reciclado é uma ideia que só a partir de 2021 está realmente chegando às grandes empresas. Mas porque reciclar o ouro? É melhor comprar desta forma? Veja tudo sobre a reciclagem do ouro! 

A mineração do ouro é um processo cheio de impactos ao meio ambiente, dentro e fora do Brasil. É uma indústria ligada à poluição, ao desmatamento da amazônia e até mesmo ao crime organizado. Por conta disso, muitas pessoas têm preocupações quanto ao ouro. É daí que vem a ideia de reciclar o ouro, que está sendo adotada por diversas empresas, dentro e fora do mercado de joias, como a Pandora, a Apple e a Dell.

O que é ouro reciclado?

O ouro reciclado pode ser extraído de diversas fontes, incluindo joias. Muitos joalheiros usam os resíduos de ouro e prata que se acumulam nas lixas e materiais usados para fazer joias, vendendo estes “restos” para reciclagem. 

Outras empresas, como a Vivara, compram ouro de seus clientes para oferecer descontos em seus produtos. A Vivara reporta que ao menos 10% do ouro em sua produção vem de metal reciclado de seus clientes. 

Por que escolher ouro reciclado?

Conforme a sociedade está progredindo, as pessoas estão cada vez mais interessadas em procurar por produtos e principalmente marcas que sejam sustentáveis. Por motivos óbvios, o ouro reciclado é uma ótima opção para quem quer algo sustentável, pois não tem os diversos impactos ambientais e sociais que a mineração possui.

Por conta disso, o ouro reciclado também é chamado de ouro verde, com processos que diminuem a poluição e custo energético ao meio ambiente. Mesmo que você não esteja pessoalmente investida em sustentabilidade, a existência do ouro reciclado mostra que as empresas estão cada vez mais preocupadas com os valores da sociedade!

A reciclagem de ouro também é a solução para a alta de preços do ouro, que disparou com a invasão Russa à Ucrânia. A reciclagem de ouro faz parte da estratégia de marcas como a Vivara para manter seus preços baixos e minimizar os efeitos do encarecimento do material. Então, mesmo que você não tenha muito interesse no meio ambiente, apoiar o ouro verde é um ótimo jeito de pagar menos pela sua aliança!

alianças de ouro

Onde posso conseguir este tipo de aliança?

A melhor marca para isto é a Pandora, que já tem a maior parte de seus materiais vindos de reciclagem. A marca também pretende continuar dando suporte às causas ambientais, usando cada vez mais ouro reciclado.

A prática de receber joias antigas de clientes para criar novas alianças é praticada também pela Vivara, que dá descontos baseado no material que vai ser reciclado. Mas outras marcas menores, como a Livia Bassi, também tem práticas assim, então pode ser uma boa ideia procurar em suas joalherias locais.

E aí? O que você acha sobre ouro reciclado? Se gostou deste artigo, veja nosso artigo sobre outra tendência sustentável: diamantes de laboratório.