Melhor Aliança Banhada a Ouro de 2022

Você deve estar se perguntando, será que vale a pena comprar uma aliança banhada a ouro em 2022? Bom, em relação ao custo benefício vale sim a pena. 

Com o valor do ouro nos últimos tempos e a urgência às vezes do casal de firmar o compromisso de casamento rápido, ou apenas de ficarem noivos e mais para frente trocarem de modelo, as alianças banhadas a ouro são uma ótima saída.

Nos dias de hoje as alianças banhadas a ouro são tão lindas quanto as alianças confeccionadas em Ouro e muitos modelos se alguém não te contar, você não conseguirá saber a olho nu se aquela aliança banhada a ouro ou de confeccionada de Ouro.

Mas é importante esclarecer que alianças banhadas a ouro assim como seu valor de compra é mais barato, não possui um valor para troca, diferente de alianças confeccionadas em Ouro 18K ou 14K. 

O que é uma Aliança Banhada a Ouro?

Uma aliança banhada a ouro é uma peça feita de um determinado material e após confeccionar essa peça, no caso a aliança, ela é mergulhada como se fosse em um caldeirão com o ouro líquido. Diferente de peças folheadas a ouro, peças banhadas a ouro, no caso uma aliança, após estar em sua forma final, ela será mergulhada nesse recipiente com o ouro e passará por um processo de galvanoplastia.

Esses materiais utilizados para confecção da peça que irá receber o banho de ouro podem ser muitos, os mais usados é o Latão, uma mistura de dois metais, cobre e zinco. Outro material muito utilizado na confecção das semijoias é o Zamac, que é uma mistura de zinco, cobre, alumínio e magnésio ou o próprio Tungstênio

Como limpar aliança banhada a ouro?

Limpar uma aliança banhada a ouro é simples, você pode usar uma flanela macia seca ou uma escova de dente macia com detergente neutro, nunca depositar outro produto para realizar essa limpeza. Mas agora você deve estar se perguntando: por que não posso usar produtos para limpeza da aliança banhada a ouro, mas para limpar uma aliança de Ouro 18K eu tenho diversas opções de como limpá-la?

Bom, isso é muito simples, devido a aliança banhada a ouro ser de materiais como latão ou zamac, você precisa tomar muito cuidado com produtos de limpar joias pois eles podem começar a remover o banhado de sua aliança. Se mesmo com essa limpeza caseira o aspecto de sua aliança não melhorar, procure um ourives ou a loja onde comprou a peça para uma manutenção.

Assista a esse vídeo esclarecedor de como limpar uma peça banhada a ouro. 

Quanto custa uma aliança banhada a ouro?

O valor de uma aliança banhada a ouro irá depender muito mais do modelo que o casal irá escolher do que qualquer outro fator. As vantagens de alianças banhadas a ouro sem sombra de dúvidas são seus valores, a partir de R $150,00 na internet, você poderá encontrar uma aliança banhada a ouro. 

São diversos modelos e diferentes materiais, temos por exemplo, aliança em prata banhada a ouro ou aliança em tungstênio banhada a ouro. Alguns pares de alianças banhada a ouro acompanha um solitário incluso no preço do par, temos modelos mais finos e outros mais grossos e até alianças com brilhantes, isso tudo definirá o valor da aliança. 

Como banhar aliança a ouro?

Como mencionado anteriormente, o processo de banho de uma peça, chama-se de galvanoplastia. Esse processo é delicado e não é qualquer pessoa ou em qualquer lugar que é possível realizá-lo.

O processo de banhar uma peça a ouro tem por nome galvanoplastia de douração, basicamente funciona da seguinte maneira, a peça é submersa em um caldeirão em uma solução e são levados a partir de um campo elétrico para revestir a peça de ouro, quanto mais tempo submersa maior será a espessura do ouro naquela peça. Aconselhamos você a procurar um ourives ou uma joalheria de confiança para realizar esse procedimento. 

Como polir aliança banhada a ouro?

Alianças banhadas a ouro não devem ser polidas em casa se você deseja permanecer com uma aliança bonita e vamos te explicar a razão para que você evite esse procedimento. 

Toda vez que polimos nossa aliança de Ouro 18K (e não estamos nos referindo a alianças banhadas, ok?), sofremos a perda de parte do ouro daquela aliança, por isso é muito comum as pessoas comprarem alianças com 3g, 4g, 5 gramas e depois perceberem que ao longo dos anos essa aliança foi ficando mais leve, isso ocorre simplesmente porque a todo processo de polimento é perdido um pouco de ouro. 

Agora pense se você começar a polir uma aliança que é banhada a ouro, em algum momento o ouro irá começar a sair e pode até descascar, começará aparecer um outro tom de metal e não mais o amarelo do ouro. 

Então, o que fazer se sua aliança estiver muito riscada e precisar de um “polimento”? Procure um ourives ou a loja onde comprou para realizar um procedimento correto com eles, talvez seja a hora de dar um “novo banho” na sua peça.

Quanto tempo dura uma aliança banhada a ouro?

Depende de alguns fatores, como o cuidado que você terá com a aliança e até mesmo do fornecedor (loja, marca ou ourives) que comprou, por isso sempre leia os comentários da loja que escolher comprar sua aliança. 

Existem diferentes tipos de banhos de ouro, alguns acabam proporcionando um resultado melhor e mais duradouro e por isso alianças banhadas possuem preços diferentes, mas em média um bom banho dura aproximadamente  2 anos até começar a manchar ou desgastar. Esse tempo pode ser maior ou menor, tudo irá depender de como você irá cuidar da sua aliança. Por isso, veja abaixo 4 dicas excelentes que irão te ajudar a manter sua aliança:  

  • Evite tomar banho com a aliança, sabonetes e shampoos podem danificar o banho a médio e longo prazo
  • Evite entrar na piscina ou água do mar com sua aliança banhada
  • Evite passar cremes ou perfumes por cima da aliança, passe antes e depois que estiver seco, coloque-a.
  • Evite lavar louça com a aliança, produtos como detergente podem danificar o banho.

3 tipos de Alianças banhadas a ouro

Vamos conhecer agora os 3 principais tipos de alianças banhadas a ouro. Selecionamos alguns modelos mais procurados na internet e com mais sucesso de vendas.

Aliança de prata banhada a ouro

Alianças de Prata banhadas a Ouro possuem um ótimo custo benefício além de serem lindas e ter em média um prazo de durabilidade de 2 à 3 anos sem manchar ou descascar o banho. O material base da aliança é a prata e ela recebe o processo de banho de ouro que explicamos anteriormente.

Muitas pessoas querem aproveitar a aliança de prata do namoro e banhar de ouro para o casamento, isso só é possível se sua aliança de prata não tiver pedras cravadas nela. Nesse caso você deverá encontrar um local ou uma pessoa de confiança que realize esse procedimento com um bom custo benefício. 

Aliança banhada a ouro 18k

Uma outra opção para quem quer uma aliança com toda a aparência de Ouro 18K mas pagando um valor mais em conta são alianças banhadas a Ouro 18K.

Os metais utilizados são os mesmos de semijoias, mas a aliança receberá uma boa camada de ouro 18K que irá proporcionar um brilho e durabilidade maior para a peça se comparado a uma peça que é feita em bijuteria e não recebe banho nenhum. 

Veja abaixo um lindo modelo de Aliança Banhada a Ouro 18K.

Aliança de tungstênio banhada a ouro

Um outro modelo que tem sido muito comercializado nos dias atuais é a aliança de tungstênio banhada a ouro, um modelo muito mais barato diga-se de passagem. O tungstênio é um metal rígido e que não amassa, uma ótima vantagem para as alianças, outro ponto positivo também é que esse material costuma ser hipoalergênico, o que dificulta reações alérgicas.

As alianças em tungstênio banhadas a ouro recebem o acabamento final, deixando a aliança incrivelmente linda. Veja um modelo de Aliança de Tungstênio banhada a ouro.

Onde comprar Aliança banhada a ouro?

No caso de compras em lojas físicas, lojas que vendem semijoias no geral normalmente possuem alianças banhadas a ouro. No caso de compras em lojas on-line, fizemos uma pesquisa com algumas lojas que aparecem em destaque no Google.

Como falamos anteriormente, existem diversos tipos de materiais base para receber o banho da aliança e também diversos tipos de modelos, agora é só escolher o que mais combina com você e comprar!

Lembre-se: ao realizar compras pela internet, verifique se o lugar que está escolhendo é de confiança, nós escrevemos um texto sobre dicas aqui.

Esperamos ter ajudado você!

Rolar para cima