Como saber o tamanho da aliança? Muitas pessoas ficam desanimadas com a ideia de dar ou comprar alianças online ou até mesmo em uma loja física, devido ao tamanho do dedo do presentado (a) ser desconhecido.
É uma pena, principalmente para quem está preparando uma surpresa para sua noiva ou namorada e gostaria de presenteá-la com mais frequência.
Até mesmo quando falamos de simples anéis, ou seja, apesar de via de regra alianças serem dadas em momentos de pedido de namoro, noivado ou casamento, é possível presentear seu amor em momentos inoportunos.
Hoje, a partir de nosso guia de dicas de como saber o tamanho da aliança, estamos nos comprometendo a ajudar você nessa tarefa tão importante que é “descobrir” o tamanho da aliança correto para não errar na hora da escolha. Leia conosco e veja as melhores formas de fazer isso!
Existe um tamanho de aliança mais comum?
Para iniciarmos nosso guia de como saber o tamanho da aliança, podemos escolhê-la através de um padrão comum?
Vamos começar com a pergunta que muitas pessoas se fazem para tentar a sorte e ter maior probabilidade de escolher a aliança perfeita: existe um tamanho mais comum? A resposta é sim, existe.
Bom, aqui no Brasil, segundo as próprias joalherias, as numerações de alianças mais comuns a serem solicitadas giram entre 16 e 20, sendo o número 18 o mais comum procurado e adquirido para dedos anelares femininos.
Mas a questão é que não, você não pode arriscar quando quer dar um presente como uma aliança de noivado ou casamento.
Existem métodos de como saber o tamanho da aliança perfeita e vamos contar tudo sobre os mesmos, afinal, você não quer dar uma aliança de noivado e acabar tendo que trocar aquele modelo ou solicitar o seu aumento porque “errou” a numeração. Continue lendo com a gente e entenda nossos métodos!
Escolha o dedo e a mão que receberá a aliança
Escolha primeiro o dedo e a mão da sua aliança de presente. Como e por quê? Cada dedo e cada mão têm um tamanho diferente e também um significado diferente. Sem falar nos gostos e hábitos de quem vai receber a joia.
Portanto, vamos fazer uma breve visão geral dos significados das alianças para cada dedo e para cada mão, começando pelo mais conhecido e óbvio.
Se você quiser dar uma aliança de noivado de presente, será necessário medir o dedo anelar da sua mão esquerda de sua companheira (ou companheiro, apesar de na grande maioria das vezes ser o homem que presenteia a mulher, há uma crescente quando o assunto é o contrário).
Se você deseja escolher o dedo com base no significado atribuído a ele – no caso de presentear sua amada ou amado em momentos inoportunos, conforme mencionamos – aqui está um guia interessante:
- O polegar e o dedo de poder e força. É uma escolha perfeita para quem é solteiro (geralmente esse dedo é mais grosso que os demais);
- O dedo indicador é o dedo da ambição;
- O dedo médio é o dedo de equilíbrio e da estabilidade;
- O dedo anelar é o dedo de quem gosta de ser o centro das atenções e de quem sabe aproveitar a vida. Mas também é o dedo do amor, e por isso está relacionado a alianças de compromisso (prata), noivado (prata ou ouro) e casamento (necessariamente ouro);
- O dedo mínimo é o dedo de quem não tem medo de nada, dos entusiastas, de quem está decidido a realizar os seus sonhos.
Se você quiser escolher a mão de acordo com o significado:
- A esquerda é a mão dos sonhos, da criatividade, da intuição e da confiança (por isso as alianças de noivado e casamento são colocadas nessa mão);
- O direito é a mão da ação, da lógica, da racionalidade, mas também da paixão (por isso as alianças de compromisso são colocadas nessa mão).
E se a pessoa a quem você quer dar a aliança já usa muitos anéis juntos, então você está com sorte, pois ficará mais fácil escolher que tipo e também o tamanho da aliança que deverá comprar.
2 métodos de como saber o tamanho da aliança
1. Método do anel “roubado”
A maneira mais fácil de saber o tamanho da aliança é “roubar” – no bom sentido da palavra, afinal, você só irá pegar o anel ou aliança da pessoa por um curto tempo – um anel ou aliança da pessoa que deseja presentear.
Depois de ter a aliança ou anel em mãos, você tem várias opções:
- Use um gráfico com as circunferências dos anéis;
- Coloque o anel em um lençol branco. E faça a medição interna do anel com um lápis. Em seguida, meça o diâmetro e consulte a tabela de tamanhos de anéis;
- Se você está indeciso entre dois tamanhos, escolha sempre o tamanho maior;
- E claro, a melhor opção é levar até a joalheria onde já está pensando em comprar a aliança em questão ou qualquer outra e solicitar que avaliem e deem uma numeração sobre aquela aliança que você “roubou” temporariamente.
2. Método de medição anônima
Se você realmente não consegue recuperar um anel, então você deve se esforçar para medir o dedo em que está interessado diretamente.
E aqui é necessário brincar com a imaginação: invente um jogo ou tome a medida do dedo da pessoa enquanto ela dorme. O importante é que não haja dúvidas sobre o motivo de você estar medindo o tamanho do dedo da pessoa, senão adeus surpresa.
Mas vamos direto ao ponto: como você o dedo da pessoa?
- Enrole uma fita métrica flexível, ao redor da falange mais próxima da mão da pessoa, e então tire a medida e marque em algum local;
- Se você não tiver uma fita métrica, pode fazer a mesma coisa com uma tira de papel. Depois de enrolado na ponta mais grossa do dedo, tire a marca com uma caneta. Desenrole a tira e meça a circunferência com uma fita métrica.
E pronto, agora que já sabe métodos interessantes e confiáveis de como saber o tamanho da aliança, vá em frente, faça tudo às escondidas e presenteie a sua amada – ou amado. Até a próxima!
1 comentário em “Como saber o Tamanho da Aliança? Guia Definitivo com dicas essenciais!”
Os comentários estão encerrado.