13 Dicas de Como Tirar Anel do Dedo Inchado! E evitar isso!

Sem sombra de dúvidas não há nada mais desesperador do que sentir um anel preso em nosso dedo, não é mesmo? Mas fique tranquilo, vamos te dar dicas de como tirar o anel do dedo inchado, e claro, como você pode evitar que isso aconteça.

Existem diversas maneiras de remover um anel do dedo inchado e você já deve ter ouvido falar de algumas delas, então vamos te lembrar e explicar o que ocorre em cada situação.

As maneiras para remover um anel do dedo inchado vão desde atitudes simples como passar um creme no dedo inchado e puxar o anel, até precisar acionar o corpo de bombeiros para retirar esse anel para você.

Com intuito de te ajudar a não precisar ligar para o corpo de bombeiros, vamos para as dicas de como tirar o anel do dedo inchado e como evitar que isso aconteça:

3 Dicas de como desinchar o dedo da mão rápido 

Antes de irmos para as dicas de como remover o anel do dedo inchado, vamos deixar algumas dicas para que você tente reduzir o inchaço do seu dedo antes de começar o procedimento de remoção.

1- Deixar a mão submersa na água gelada 

Uma forma de tentar desinchar o dedo da mão rapidamente seria colocar a mão dentro de uma superfície com água gelada. Como sabemos, as baixas temperaturas costumam deixar nosso corpo desinchado e isso pode facilitar a remoção do anel. 

2- Colocar gelo no dedo inchado

Deixar algumas pedrinhas de gelo no dedo inchado é uma boa também! Isso certamente irá reduzir o inchaço e a dor que o anel apertado poderá estar causando. 

3- Mãos para cima

Deixar o braço e mão na qual o dedo inchado está localizado para cima por alguns minutos pode fazer com que a circulação daquela região melhore e o inchaço diminua.

Pode parecer estranho, mas funciona da mesma maneira quando nossos pés e pernas estão inchados devido a altas temperaturas ou até por ficarmos muitas horas em pé e quando deitamos deixamos as pernas para cima para facilitar a circulação e proporcionar um alívio. 

Resumo de como desinchar o dedo da mão rápido:

Para desinchar o dedo da mão rápido basta:

  1. Deixar a mão submersa na água gelada
  2. Colocar gelo no dedo inchado
  3. Mãos para cima

Confira um vídeo no YouTube onde um Ortopedista mostra o beneficio de deixar as mãos para cima por alguns instantes para a circulação:

5 Dicas de como tirar o anel do dedo inchado

1- Cremes ou lubrificantes

Ao perceber que seu anel está mais apertado que o normal e ao tentar retirá-lo você não conseguir, tente utilizar algum creme ou lubrificante no dedo do anel.

Deposite uma quantidade considerável de algum desses produtos para que o anel possa deslizar em seu dedo e não vir te machucar ao puxá-lo para fora do dedo. 

2- Água e Sabão

Às vezes acabamos experimentando aquele anel e ele fica um pouco mais apertado do que imaginamos, mas não se desespere! Caso o anel não esteja tão apertado assim, um simples sabão com água corrente pode te ajudar a removê-lo.
Deposite bastante sabão em volta do seu dedo e debaixo da água fria, vá puxando para fora do dedo cuidadosamente.

3- Movimento circulares

Essa dica também servirá caso o inchaço não esteja tão agravado, ao perceber que o anel está apertando seu dedo mais do que deveria, lentamente faça movimentos circulares puxando o anel para fora do dedo. Essa dica é mais eficaz ainda se utilizar algum creme e lubrificante. 

4- Utilizar uma linha

Utilizar uma linha para remover um anel é algo muito comum e talvez uma das maneiras mais eficazes, porém não é tão simples assim, é necessário cuidado para não machucar mais ainda o dedo.

Você deverá passar a ponta da linha por debaixo do anel (caso seu dedo esteja muito inchado, talvez seja necessário o auxílio de uma agulha, mas tenha muito cuidado!), e após passar a linha por debaixo do anel, deverá ir enrolando a linha em volta do dedo, de uma maneira firme, mas sem pressionar muito.

O próximo passo é ir “puxando lentamente” a linha pelo seu dedo e com esse movimento, o anel deverá ir se movimentando junto para fora, é necessário repetir algumas vezes.

Atenção! Caso seu dedo comece a ficar roxo, pare imediatamente esse procedimento. 


Para conferir como executar esse procedimento, acesse este link do YouTube que é muito esclarecedor. 

5- Ajuda de um profissional

Caso nenhuma das dicas acima tenha resultado eficaz, aconselhamos que procure um profissional da saúde ou até um corpo de bombeiros para auxiliá-lo na remoção do anel.
Algumas vezes, infelizmente, será necessário cortar o anel, por isso tome muito cuidado em manter anéis que já estão apertados em uso por muito tempo.  

Resumo de como tirar o anel do dedo inchado:

– Usar cremes e lubrificantes
– Usar água e sabão
– Realizar movimentos circulares
– Usar uma linha
– Solicitar a ajuda de um profissional

Reprodução: Canva Pro

5 Dicas como evitar inchaço nos dedos

1- Os anéis X gravidez 

A mulher grávida tende a ter inchaços por todo seu corpo, devido a retenção de líquido que ocorre naturalmente na gestação. Neste caso o melhor seria retirar a aliança durante a gestação, devido ao inchaço normal da gravidez a aliança pode ficar presa e causar transtornos para retirá-la mais para frente. 

Algumas gravidinhas usam a aliança no dedinho, em correntes no pescoço ou deixam guardadas nesse período. 

2- Exercícios físicos X Anéis

Ao realizar exercícios físicos a pressão arterial tende aumentar e por isso é melhor realizá-los sem seus anéis. Além do dedo inchar, dependendo do movimento que fizer com a mão, o anel pode vir a quebrar e até machucar você. 

Veja também:
sonhar com aliança
aliança bodas de ouro
como medir o dedo para aliança com fita métrica

3- Altas temperaturas X Anéis

Em dias de altas temperaturas é comum que nós fiquemos um pouco mais inchados que o normal, por isso nesses dias observe se seus anéis seguem confortáveis o dia inteiro ou se seus dedos apresentam aquela marca dos anéis, como se tivessem já apertando um pouco. Caso isso esteja ocorrendo, é melhor ficar sem seus anéis até que a temperatura caia um pouco. 

4- Diminua o sal

O sal é um grande vilão na retenção de líquidos. Caso observe que está ficando inchado por dias consecutivos, talvez reduzir o sódio em sua alimentação seja uma boa maneira de controlar esses inchaços e voltar a usar seus anéis tranquilamente.  

5- Alianças anatômicas 

Alguns modelos de alianças são mais confortáveis do que outras, o que facilitará também na retirada caso seu dedo esteja com um leve inchaço do dia a dia.

Os modelos de alianças anatômicas são ótimos e confortáveis, sua estrutura por dentro é arredondada, isso faz com que a aliança tenha um menor contato direto com o dedo, diminuindo a pressão e o incômodo e ainda facilitando a circulação sanguínea.  

Vamos deixar abaixo alguns modelos de alianças anatômicas para você conferir:

Resumo de como evitar o inchaço nos dedos:

  • Grávidas precisam observar o inchaço das mãos e talvez retirar os anéis na gestação.
  • Não realizar atividades físicas com anéis.
  • Observar o possível inchaço nas mãos quando estiver muito calor e talvez retirar os anéis nesses dias.
  • Diminua a ingestão de sal.
  • Opte por anéis com formato anatômico.

Bom, agora que você já sabe como remover seu anel do dedo inchado e como evitar que isso aconteça, te convidamos a ler mais conteúdos como esse aqui em nosso Blog.

Lembre-se: usar um anel no dedo apertado faz mal, pois isso dificulta a circulação do sangue em seus dedos e mãos, caso isso esteja acontecendo com frequência, sugerimos que verifique se não é necessário aumentar o aro de seu anel, para que ele possa voltar a servir confortavelmente ou até optar por um modelo diferente, como os anatômicos.

Abraços e até mais dicas do aliancaperfeita.com

Rolar para cima