Aliança de Casamento – 5 Curiosidades para ajudar na Compra

Com uma seleção infinita de peças de joalheria para escolher, pode ser difícil encontrar aliança de casamento perfeita. Não faça uma pesquisa de horas no Google apenas para encontrar o anel de noivado ideal, deixe um de nossos especialistas em joias ajudá-lo a encontrar o que você procura com apenas alguns cliques!

Esta página vai te ajudar a encontrar a loja que tem a aliança de casamento dos sonhos.

Te guiaremos pelo processo de seleção e o ajudaremos a encontrar a aliança perfeita para este momento!

Lista de Alianças de Casamento

Estamos atualizando a tabela de modelos, por favor, volte em breve.

Significado da aliança de casamento

A palavra aliança vem do latim alligare, que significa “juntar-se”, “ligar/atar junto”. A palavra em si, assim como o anel, designa um comprometimento de algum tipo, neste contexto, um comprometimento jurídico, interpessoal e (muitas vezes) religioso.

Trocar anéis para simbolizar o amor é uma tradição que foi observada primeiro entre os antigos egípcios, que acreditavam que o círculo representava a eternidade e portanto era ideal para simbolizar a relação. Esta tradição se espalhou por outras civilizações, como os gregos e romanos, e se fixou nos costumes quanto a relacionamentos pelo mundo. 

Qual a mão da aliança de casamento?

Tradicionalmente, a aliança de casamento deve ser usada na mão esquerda, quanto a que dedo usa a aliança de casamento, deve ser o anelar. Desta forma, é transmitida a mensagem de compromisso para qualquer um que veja o anel. 

Mas por que a mão da aliança de casamento é a esquerda? Esta tradição acontece pois, antigamente, se achava que o dedo anelar da mão esquerda possuía uma veia que levava diretamente ao coração. Com o avanço da medicina se descobriu que isso não era verdade, mas o costume permaneceu. 

A aliança de casamento tem que ser de ouro? 

Tecnicamente, sim. O ouro, mais especificamente o ouro amarelo, é o material mais comum para alianças de casamento, com a vantagem de reconhecimento quase universal de que um anel dourado simboliza este tipo de relação. O ouro é escolhido para casamentos por ser o símbolo da eternidade.

Outros tipos de ouro também têm sido utilizados, e há atualmente uma variedade maior de cores em oferta como o rosé e o branco. Apesar do ouro ser recomendado por conta de sua durabilidade superior, muitos optam por usar outros metais. O importante é sempre lembrar que a escolha do casal deve estar sempre acima da tradição.

O que gravar na aliança de casamento 

Outra tradição famosa, mesmo que não obrigatória, é a de gravar pequenas mensagens nos anéis. As escolhas mais populares são as de gravar o nome do seu parceiro na aliança e/ou a data do casamento, mas muitas pessoas gostam de colocar frases que se completam ou versículos bíblicos que referenciam o amor. Em um texto separamos algumas sugestões do que gravar na aliança de casamento, clique aqui para ler.

Anel de noivado e casamento

Muitas pessoas confundem as duas coisas, por existirem tradições múltiplas relacionando o noivado e o casamento. A diferença é que o anel de noivado é o solitário dado no momento do pedido, usado apenas pela noiva no anelar da mão direita e opcionalmente passado para a esquerda junto da aliança após o casamento.

A aliança de casamento é aquela que se troca na cerimônia em si. Ela pode atuar também como aliança de noivado, e ser usada na mão direita antes do casamento pelo casal. A aliança de noivado também pode ser um anel diferente, específico para esta ocasião.

Se precisar de algo mais, já sabe, entre em contato conosco.

Rolar para cima