Entenda a diferença do Ouro Amarelo, Ouro Branco e Ouro Rosé!

É muito comum surgir a dúvida de quais diferentes tonalidades são feitas as alianças de ouro. É possível encontrar aliança de ouro amarelo, aliança de ouro rosé e aliança de ouro branco. Mas, qual é a diferença da cor do ouro? Será que alguma cor é menos valiosa do que a outra? E os preços? Continue a leitura para saber mais. 

Diferenças entre o Ouro Amarelo, Ouro Branco e Ouro Rosé

O ouro puro não possui cores diferentes, ele é naturalmente um amarelo bem forte. O que proporciona as diferentes cores para as alianças de ouro são as ligas de metais. Essas ligas metálicas são utilizadas na mistura do teor do ouro para fabricação das joias. Veja a seguir quais são as diferenças do ouro amarelo, ouro branco e ouro rosé. 

Ouro Amarelo

O ouro amarelo é o ouro em sua cor original. O ouro é naturalmente extraído da natureza com uma cor similar a de um amarelo bem forte. Essa cor natural do ouro recebe o nome de ouro amarelo quando nos referimos aos produtos fabricados em ouro. Para fabricação de uma aliança 18K em ouro amarelo, é depositado 75% de ouro puro e 25% entre cobre e prata. Essa mistura suaviza o tom forte do ouro puro e se transforma no tradicional ouro amarelo que conhecemos. 

O ouro amarelo é sem dúvidas a cor de ouro mais popular. Não somente nas alianças de ouro amarelo, ele também é muito encontrado em relógios, detalhes de bolsas e cintos. Possuir um item, seja ele qual for, em ouro amarelo é realmente algo que chama atenção. 

Ouro Branco 

Quando nos referimos ao ouro branco, estamos nos referindo a joias de ouro 18K onde 75% do ouro é puro e os outros 25% são de metais como a prata e o paládio. Os responsáveis por deixar o ouro natural (que possui uma cor amarelada) para a cor que chamamos de ouro branco são a prata e o paládio.  

O ouro branco possui uma cor muito similar a cor de alianças de prata. Isso ocorre principalmente devido ao acabamento de ródio que muitas peças de prata e de ouro branco recebem. O ouro branco tem um destaque especial quando se trata de alianças de noivado, pois essa cor delicada de ouro branco chama atenção de jovens casais na hora de fazer o pedido.  

Ouro Rosé 

Já no caso do Ouro Rosé, além dos 75% de ouro puro, os outros 25% são divididos em 2 ⁄ 3 de cobre e 1 ⁄ 3 de prata. Essa mistura nos dá a cor que conhecemos como ouro rosé. Muitos podem achar o ouro rosé algo antigo, no entanto, muito pelo contrário, essa tonalidade de ouro tem ganhado o coração de muitas pessoas. 

Hoje encontramos aliança de casamento em ouro rosé na maioria das joalherias pelo Brasil. As alianças de ouro rosé são discretas e elegantes, combinam com todas as pessoas. Além de alianças, as joias como brincos, pulseiras e anéis em ouro rosé estão mais na moda do que nunca! 

Qual aliança é mais valiosa: Ouro Amarelo ou Ouro Branco?

Há quem diga que as alianças de ouro branco são mais valiosas do que as alianças de ouro amarelo, pois a prata e o paládio, metais usados na liga de alianças de ouro branco, são considerados metais nobres. No entanto, você pode encontrar muitas alianças do mesmo modelo em ouro amarelo, pelo mesmo preço de uma aliança de ouro branco. 

Já em outros casos, há quem não goste de alianças de ouro branco, pois lembram muito alianças de prata, que são mais usadas durante o namoro. Essas pessoas dizem que o ouro branco desvaloriza a joia e preferem o ouro somente em sua tonalidade original. 

Mas também, existem aquelas pessoas que amam o ouro branco e o ouro amarelo, para essas, existem muitas alianças com o mix de ouro amarelo e de ouro branco. Veja a seguir o vídeo de uma aliança em ouro amarelo e ouro branco:

Por fim, as alianças de ouro são valiosas por si só, independente da cor que você escolher. Os valores não costumam variar se uma aliança é de ouro amarelo ou de ouro branco. O que costuma definir o preço de uma aliança de ouro é seu design, marca, se ela possui diamantes e a quantidade de gramas de ouro.

Agora que você entendeu sobre as diferenças entre o Ouro Amarelo, Ouro Rosé e o Ouro Branco, te convidamos a ler:

Quais as diferenças do Teor do Ouro 24K, 18K, 14K e 10K

Qual a cor da aliança de namoro

Qual a cor da aliança de noivado

Abraços e até mais!