Aliança Fosca e Diamantada

A aliança fosca e diamantada é um equilíbrio perfeito entre elegância e exuberância, para quem quer um anel com um contraste brilhante e com múltiplos acabamentos. Ela é muito recomendada para quem gosta do diamantado, mas quer um toque a mais para o acabamento.

Foi pensando nisso que fizemos este artigo, com as principais dúvidas sobre este tipo específico de aliança. Abaixo, você encontrará tudo que você precisa saber sobre aliança fosca e diamantada, confira!

O que é aliança fosca e diamantada?

A aliança fosca e diamantada é aquela que combina dois acabamentos, o fosco e o diamantado. O acabamento fosco, ou escovado, deixa a aliança suave ao toque, discreta e opaca. Já o acabamento diamantado, dá à aliança um aspecto granulado e brilhante que dá a impressão de que o anel está coberto de pedras.

Este tipo de aliança une o brilho extravagante do acabamento diamantado com o aspecto opaco do acabamento fosco, criando um contraste entre as duas partes da aliança que a deixa mais elegante e bonita. 

Como limpar aliança fosca e diamantada de prata?

Por conta de seu acabamento, este tipo de aliança fica com vários poros na parte diamantada, que podem acumular sujeira com o tempo. Para limpar uma aliança fosca e diamantada, o recomendado é ferver um pouco de água com sabão de coco e deixar a aliança dentro assim que desligar o fogo. Quando a água estiver morna ou fria, retire a aliança e esfregue ela cuidadosamente com uma escova de cerdas macias.

Isto irá remover as sujeiras da aliança, mas deve-se tomar cuidado para não precisar fazer esta limpeza com muita frequência, pois o acabamento fosco é mais delicado e pode acabar sendo removido se for escovado toda hora. Para uma limpeza mais profunda caso esta técnica não funcione, leve a peça a uma joalheria.

Como deixar a aliança fosca e diamantada?

O acabamento diamantado é feito com um fosqueador especial, que é uma máquina que percorre o anel, deixando os poros brilhantes que vemos na aliança deste tipo. Já as alianças foscas são feitas com um tipo de lixa fina ou escova própria que dá o aspecto suave e moderno.

Como é feita com material profissional, para deixar a aliança fosca e diamantada é necessário levá-la a uma joalheria para que se faça o acabamento sem maiores riscos de dano à joia. Vale muito mais a pena pagar por um acabamento do que para tentar salvar um anel que foi danificado por uma técnica caseira imprudente!

Como limpar aliança de prata fosca e diamantada com brilho?

Como dissemos, a aliança fosca e diamantada pode acabar ficando suja com o tempo, pois com o uso impurezas vão se acumulando na aliança, deixando ela menos brilhante e mais opaca na parte diamantada. Para restaurar o brilho de sua aliança, o melhor é que se faça uma limpeza com água, detergente neutro e uma escova de cerdas macias, como ensinamos acima.

A limpeza excessiva, porém, pode acabar desgastando o acabamento fosco e danificando a prata, que é um metal mais suave e menos resistente que o ouro. Se mesmo após usar nossa dica de limpeza sua aliança estiver sem brilho, leve ela para uma joalheria.

Tipos de aliança fosca e diamantada

Como é apenas uma combinação de acabamentos, existem vários tipos de aliança fosca e diamantada, que vamos explorar mais a fundo abaixo. Iremos falar sobre os tipos mais populares e procurados de aliança diamantada e fosca, assim como tirar algumas dúvidas sobre eles e dar dicas de quais são melhores para quais situações.

Aliança de ouro fosca e diamantada

O ouro amarelo é um dos materiais que melhor combina com o acabamento diamantado, pois o brilho dourado combina com o efeito granulado de pedrinhas do acabamento diamantado, que é exacerbado pelo fosco que cria um contraste. É muito recomendado para quem quer aproveitar o lado mais extravagante desta aliança.

Além disso, há alianças de ouro fosca e diamantada feitas com o ouro branco ou ouro rosé, apesar de serem mais indicados para quem quer deixar a aliança mais discreta ou, no caso do ouro rosé, moderna. O ouro é muito indicado por sua durabilidade e resistência à oxidação que apresentam.

Aliança de prata fosca e diamantada

A prata também é um material muito utilizado com os dois acabamentos, porém mais indicado para alianças de namoro. A prata, mesmo não sendo indicada para casamentos, é um material de ótima qualidade e também resistente. Se bem cuidada, uma aliança de prata fosca e diamantada pode durar por anos.

Ela dá um ar de delicadeza para a aliança fosca e diamantada, com um brilho mais contido que aquele do ouro, mas que ainda chama bastante atenção! Se você quer investir em uma aliança de compromisso com brilho mas não quer usar pedras, esta é uma ótima opção.

Aliança de casamento fosca e diamantada

Quando pensamos em uma aliança de casamento, queremos algo luxuoso e bonito. A aliança fosca e diamantada é perfeita para as duas funções. Por conta do contraste que já falamos, ela é perfeita para o casamento, pois tem um alto brilho.

O recomendado é que esta aliança seja feita com ouro, em qualquer uma das cores, por ser um material mais durável para ser usado a longo prazo. A platina também poderia ser uma opção viável, mas é muito mais difícil encontrar alianças de platina que recebam o acabamento diamantado, ainda mais a combinação dos dois que é algo novo.

Aliança de noivado fosca e diamantada

A aliança de noivado é universalmente reconhecida por seu anel solitário que contém normalmente algum tipo de pedra. Pode ser tentador então, pensar que qualquer aliança de noivado pode ter o fosco diamantado, mas isso não é verdade. A pedra no solitário que é usada para o noivado é geralmente preciosa e tem um papel central. A depender do material e da pedra, o fosco diamantado pode ficar “muita informação”.

 Assim, o recomendado é que o acabamento seja feito em anéis que tenham uma pedra pequena e de cor neutra como o diamante e, portanto, já não chamem naturalmente tanta atenção, desta forma o diamantado e fosco irá se tornar um realce para a joia. Às vezes, menos é mais.

Onde comprar aliança fosca e diamantada?

Esta aliança não é exatamente fácil de achar. Como não é um conceito de muita demanda e mais exclusivo, a aliança fosca e diamantada talvez seja mais facilmente conseguida se você pedir que os acabamentos sejam feitos em um anel normal, o que pode ser uma dor de cabeça própria a depender do modelo. Mas não se preocupe, separamos aqui algumas lojas com modelos de aliança fosca e diamantada, confira!